Mundo

Arábia Saudita convoca muçulmanos a combater sectarismo e critica Xiitas

Os iranianos não participaram pela primeira vez em três décadas na peregrinação deste ano a Meca

Agência France-Presse
postado em 14/09/2016 12:27
Mina, Arábia Saudita - O governador de Meca convocou nesta quarta-feira (14/9) os líderes e ulemás muçulmanos a "combater o sectarismo", criticando implicitamente os xiitas e o Irã. "Convoco os líderes muçulmanos, sejam políticos, ulemás ou intelectuais, para que combatam o sectarismo", declarou o príncipe Khaled al Faysal durante uma coletiva de imprensa em Mina, perto de Meca.

Com esta alusão, Faysal acusou claramente o regime iraniano controlado pela elite religiosa xiita. Os i[SAIBAMAIS]ranianos não participaram pela primeira vez em três décadas na peregrinação deste ano a Meca. "Combatam este desgarramento sectário entre muçulmanos. O Islã é uma e apenas uma religião", afirmou, em alusão às dissensões que os xiitas, conduzidos pelo Irã, enfrentam com os sunitas, majoritários no mundo muçulmano e liderados pela Arábia Saudita.



"O Islã é único. Não é um Islã múltiplo", insistiu, afirmando que, "respeitando o Alcorão e a Suna (palavras e atos do profeta Maomé), as divisões entre muçulmanos serão superadas". O príncipe Khaled, presidente do Comitê central de peregrinação, comemorou o fato de o hajj deste ano ter sido realizado sem incidentes, apesar das "mentiras e alegações (...) dos que quiseram colocar em xeque a capacidade do reino de servir aos peregrinos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação