Mundo

Pai escreve texto emocionante sobre filho autista que é excluido na escola

Em uma tarefa escolar, Cristopher Cornelius, de 11 anos, escreveu que não tinha nenhum amigo

postado em 26/09/2016 15:11
Em uma tarefa escolar, Cristopher Cornelius, de 11 anos, escreveu que não tinha nenhum amigoUm porto-riquenho, chamado Bob Cornelius, postou um texto emocionante em seu Facebook sobre o filho autista. Compartilhado mais de 50 mil vezes, o post traz um relato sobre as dificuldades que o garoto enfrenta com a exclusão na escola e a falta de amigos.

[SAIBAMAIS]Bob resolveu compartilhar a situação, após o filho mais novo, Cristopher Cornelius, de 11 anos, mostrar a ele sua tarefa da escola, que questionava sua comida preferida, seu esporte preferido, nome de amigos etc. Ao chegar em casa e ler com mais atenção, ele reparou que na pergunta sobre amigos, o filho havia colocado ;ninguém; como resposta.



Bob então resolveu escrever um texto refletindo sobre o comportamento das crianças que não têm autismo, que ele chama de crianças típicas, com crianças com autismo, como seu filho. Ele ressalta que os pais devem conversar com os filhos sobre a doença e ensiná-los a não excluir os colegas. ;Não há uma resposta fácil para isto... No fim do dia tudo se resume a compaixão, empatia e compreensão. Mas, principalmente, empatia. Não vem de vocês, mas a partir de seus filhos;, escreveu.

O pai de Cristopher também abordou o fato de algumas atitudes do filho autista envergonharem e assustarem as crianças por falta de instrução dos pais. No texto, ele fala sobre o desejo do filho de ter amigos e a dificuldade que ele encontra. ;Ele quer desesperadamente fazer parte do grupo, mas seus desafios tornam difícil para seus colegas incluí-lo. A única solução é partilhar isto com vocês e pedir que tenham uma conversa com seus filhos. Por favor, diga-lhes que as crianças com necessidades especiais entendem muito mais do que nós imaginamos. Eles notam quando são excluídos. Mas, principalmente, eles sentem quando são tratados de forma diferente de todos os outros. Confia em mim quando te digo isto dói. Mesmo se não é óbvio para mim e para você;.

Ao final, Bob pede que todos compartilhem o post, para gerar conscientização nas pessoas que não saibam lidar com deficiências. ;Estou compartilhando isso porque quando pediram uma lista os amigos dele, ele escreveu ;ninguém". Nunca sete letras me machucaram tanto, e nem sequer foram direcionadas a mim;, declarou.

Após o texto viralizar, Bob recebeu muitas cartas de relatos parecidos com o de Bob, pais que queriam ensinar seus filhos a lidar com crianças com autismo e presentes para o pequeno Cristopher. "Obrigado a todos que estão se sensibilizando com a história do meu filho", escreveu em um dos posts.

[VIDEO1]

[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação