Mundo

'Barco das Mulheres' se aproxima do litoral da Faixa de Gaza

Cerca de 15 mulheres, entre elas a britânica Mairead Maguire, Prêmio Nobel da Paz em 1976, se encontra a bordo do barco "Zaytouna-Oliva"

Agência France-Presse
postado em 05/10/2016 10:14
Ramallah, Territórios palestinos - O "Barco das Mulheres", que tem como objetivo furar o bloqueio à Faixa de Gaza, cruzou nesta quarta-feira (05/10) a linha das 100 milhas náuticas sem ser interceptado por Israel e seguia navegando na direção do território palestino, informou o porta-voz da organização da expedição. Em geral, é a partir das linha das 100 milhas náuticas que a marinha de guerra israelense intervém para fazer respeitar o bloqueio naval imposto há anos na Faixa de Gaza.

Cerca de 15 mulheres, entre elas a britânica Mairead Maguire, Prêmio Nobel da Paz em 1976, se encontra a bordo do barco "Zaytouna-Oliva". "O ;Zaytouna-Oliva; superou a fatídica barreira das 100 milhas e tudo transcorre bem", declarou Claude Léostic por telefone.

Israel não autorizará que o barco chegue ao território e, depois de interceptá-lo, vai rebocá-lo para o [SAIBAMAIS]porto israelense de Ashdod, na fronteira com Gaza, como já aconteceu em junho de 2015, afirmaram nesta quarta-feira os meios de comunicação israelenses citando fontes governamentais. Submetido desde 2006 a um rigoroso bloqueio naval israelense, o reduto palestino é governado pelo movimento islamita Hamas, que manteve três conflitos bélicos com Israel entre 2008 e 2014.



Desde 2008, várias expedições civis tentaram, sempre em vão, forçar o bloqueio para levar ajuda ao território empobrecido. O episódio mais espetacular foi a interceptação de uma pequena frota pela marinha israelense, que resultou na morte de dez militantes turcos no barco "Mavi Marmara". Em Gaza eram realizados preparativos para celebrar a chegada do barco durante a tarde desta quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação