Mundo

Líder da ONU pede investigação de violações dos DH no Iêmen

"Insisto em que o Conselho de Direitos cumpra seu dever e aja", afirmou o secretário-geral da ONU

Agência France-Presse
postado em 10/10/2016 16:51

Nações Unidas, Estados Unidos - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apoiou nesta segunda-feira a criação de uma comissão independente que investigue as violações dos direitos humanos no Iêmen, após um bombardeio durante um funeral no fim de semana.


[SAIBAMAIS]Ban afirmou que o Conselho de Direitos Humanos, com sede em Genebra, deve realizar uma "investigação completa" no Iêmen, depois que o organismo negou-se no mês passado a iniciá-la. "Deve haver responsabilidades pela reprovável condução desta guerra", disse Ban a jornalistas. "Insisto em que o Conselho de Direitos cumpra seu dever e aja", afirmou.

No fim de setembro, um grupo de países europeus, liderados pela Holanda, impulsionaram neste Conselho uma resolução propondo uma investigação internacional, mas a proposta foi descartada e ficou sobre a mesa um texto mais brando, proposto pelo Sudão. A Arábia Saudita, que lidera a coalizão militar em apoio ao governo do Iêmen contra os rebeldes huthis, se opôs incondicionalmente a uma investigação.

Ban disse que o bombardeio durante um funeral, que matou mais de 140 pessoas, foi "um ataque impiedoso contra civis e uma violação vergonhosa da legislação internacional sobre direitos humanos". "Este era um centro comunitário conhecido por todos. Estava lotado de famílias e crianças", acrescentou. No ataque, um dos mais mortais desde que a coalizão lançou sua ofensiva, em março de 2015, também ficaram feridas mais de 500 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação