Mundo

Três elefantes presos em depósito de água na China são resgatados

A administração local das florestas acredita, no entanto, que os dois adultos tentavam recuperar o pequeno, que teria ficado preso no depósito retangular de cinco metros de profundidade

Agência France-Presse
postado em 13/10/2016 10:48
Pequim, China - Três elefantes que caíram em um depósito de água no sudoeste da China foram resgatados com uma escavadeira, informou a agência Xinhua. Os três elefantes, dois adultos e um filhote, caíram por razões desconhecidas neste depósito situado nas montanhas de Xishuangbanna, região que abriga os únicos elefantes selvagens da China, na fronteira com Laos e Mianmar.

A administração local das florestas acredita, no entanto, que os dois adultos tentavam recuperar o pequeno, que teria ficado preso no depósito retangular de cinco metros de profundidade. Vários habitantes da aldeia vizinha encontraram na segunda-feira os três animais, incapazes de sair. Uma dezena de outros elefantes, muito agitados, tentavam ajudá-los balançando a tromba, segundo a Xinhua. As fotos tiradas no local mostram o pequeno elefante praticamente submerso, com apenas a tromba fora d;água.

"Temíamos que morresse de cansaço", afirma Xiong Chaoyong, responsável do centro de proteção de elefantes da província de Yunnan. Primeiro, a administração florestal pensou em jogar sacos de areia a partir de um helicóptero para criar uma espécie de escada artificial. Mas as fortes chuvas impediram o helicóptero de decolar. Para ganhar tempo, os socorristas conseguiram esvaziar parte do depósito e jogaram bananas aos animais presos.



Finalmente, as autoridades precisaram deixar para o dia seguinte o resgate, que consistiu em enviar ao local uma escavadeira que cavou uma saída de emergência na parede do depósito. Para permitir que os operários trabalhassem em segurança, os moradores locais detonaram fogos de artifício para afastar os outros elefantes presentes no local. Os três animais acabaram saindo do depósito na tarde de terça-feira, antes de voltar à floresta. Segundo a Xinhua, a China conta com 300 elefantes que vivem na natureza na província de Yunnan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação