Mundo

Facebook apaga vídeo sueco sobre câncer de mama

O objetivo do vídeo, onde se vê figuras animadas de mulheres com seios em forma de círculo, é explicar como as mulheres podem se autoexaminar para detectar se têm nódulos suspeitos nos seios

Agência France-Presse
postado em 20/10/2016 15:01

Estocolmo, Suécia - A rede social Facebook apagou um vídeo sobre o câncer de mama publicado na Suécia, alegando que este é "ofensivo", declarou nesta quinta-feira à AFP a Associação Sueca contra o Câncer.


[SAIBAMAIS]O objetivo do vídeo, onde se vê figuras animadas de mulheres com seios em forma de círculo, é explicar como as mulheres podem se autoexaminar para detectar se têm nódulos suspeitos nos seios. A Associação Sueca contra o Câncer, com sede em Estocolmo, disse que tentou em vão entrar em contato com o Facebook e decidiu recorrer da decisão de remover o vídeo.

O Facebook ainda não fez nenhum comentário sobre o caso. "Achamos que é incompreensível e estranho que alguém possa perceber informação médica como ofensiva", disse à AFP Lena Biornstad, diretora de comunicações da Cancerfonden.

"Esta é uma informação que salva vidas, que é importante para nós", acrescentou. Em setembro, o Facebook provocou uma onda de indignação ao apagar repetidamente da rede social uma foto histórica da Guerra do Vietnã, inclusive de um post da primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg.

A empresa disse que a foto icônica de uma menina vietnamita nua fugindo de um bombardeio de napalm violava as suas regras de restrição de nudez, mas depois voltou atrás na decisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação