Mundo

Estados Unidos prorrogam por um ano sanções contra Sudão

A embaixada dos Estados Unidos no Sudão disse, por sua vez, que esta prorrogação "não exclui a possibilidade" de que estas medidas sejam levantadas no futuro

Agência France-Presse
postado em 01/11/2016 08:52
Cartum, Sudão - Os Estados Unidos prolongaram por mais um ano suas sanções contra o Sudão impostas desde 1997, mas não exclui levantá-las se forem realizados progressos neste país africano, informaram nesta terça-feira (01/11) fontes oficiais. O Sudão está submetido a um embargo comercial por parte dos Estados Unidos, que em 1997 acusavam Cartum de apoiar grupos islamitas violentos. O ex-chefe do grupo extremista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, esteve baseado em Cartum entre 1992 e 1996.

Mais tarde, os Estados Unidos denunciaram as táticas do poder sudanês no conflito que o opõe às minorias rebeldes na região ocidental de Darfur. O presidente americano, Barack Obama, anunciou na segunda-feira à noite a prorrogação destas sanções por um ano. "As ações e a política do governo do Sudão seguem representando uma grande ameaça para a segurança nacional e a política estrangeira dos Estados Unidos", explicou o presidente em um comunicado.

A embaixada dos Estados Unidos no Sudão disse, por sua vez, que esta prorrogação "não exclui a possibilidade" de que estas medidas sejam levantadas no futuro, no âmbito do diálogo mantido por Cartum e Washington. O conflito de Darfur explodiu em 2003, quando insurgentes pertencentes a minorias étnicas pegaram em armas contra o poder de Cartum, nas mãos da maioria árabe. O presidente Omar al-Bashir respondeu com uma operação violenta. A ONU estima que os combates deixaram desde então ao menos 300 mil mortos e 2,5 milhões de deslocados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação