Mundo

Exército dos EUA no Afeganistão admite que 'provavelmente' matou civis

Atos teriam acontecido durante bombardeios na província de Kunduz, onde ao menos 30 pessoas morreram

postado em 05/11/2016 15:42

O Exército americano no Afeganistão reconheceu neste sábado (05/11) que "muito provavelmente" matou civis durante bombardeios na última quinta-feira na província de Kunduz, onde ao menos 30 pessoas morreram. A província foi palco de manifestações após o drama, e dezenas de familiares das vítimas se concentraram diante do escritório do governador, transportando os corpos das crianças mortas.
[SAIBAMAIS]
"O presidente afegão enviou uma delegação especial a Kunduz para investigar o incidente. Toda negligência será castigada", declarou à imprensa o porta-voz da Presidência, Haroon Chakhansuri.

Os primeiros indícios demonstram que o ataque aéreo "muito provavelmente causou vítimas civis", afirmou por sua parte o general Charles Cleveland, um dos chefes das forças americanas no Afeganistão, que havia anunciado imediatamente a abertura de uma investigação com as forças aéreas.

O bombardeio foi realizado a pedido das forças afegãs sobre o terreno, que na quinta-feira realizavam uma operação conjunta contra os talibãs na periferia da cidade de Kunduz, na província de mesmo nome. Os afegãos sofreram um ataque dos insurgentes e pediram o apoio aéreo, em uma zona povoada.

O presidente Ashraf Ghani se declarou "muito triste" pelos mortos em Kunduz. Quinze anos depois do início da campanha da Otan no Afeganistão, a morte de civis constitui o pior problema para as tropas ocidentais.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação