Mundo

Forças curdas do Iraque tomam cidade de Bashiqa, perto de Mossul

Na região de Bashiqa existe uma base militar na qual estão mobilizados militares turcos, um elemento de tensão entre Turquia e Iraque

postado em 08/11/2016 08:29
Bagdá, Iraque - As forças curdas do Iraque tomaram a cidade de Bashiqa, uma das últimas cidades a leste de Mossul ainda nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI), indicou nesta terça-feira um funcionário de alto escalão. A cidade está sob "controle total" dos combatentes curdos, anunciou à AFP Jabbar Yawar, secretário-geral do ministério regional curdo responsável das forças de segurança.

O ataque final havia começado na véspera e terminou na manhã desta terça-feira com a morte de 13 extremistas entrincheirados em casas, disse a fonte em uma conversa [SAIBAMAIS]telefônica com a AFP. "Durante a manhã, um grupo de terroristas entrincheirados em casas tentaram fugir" e "13 deles morreram", explicou Jabbar Yawar. Outros cinco foram encontrados feridos em túneis, acrescentou o responsável curdo.

"Nossas forças estão rastreando a cidade e limpando-a de minas", disse Yawar. Na região de Bashiqa existe uma base militar na qual estão mobilizados militares turcos, um elemento de tensão entre Turquia e Iraque. A Turquia insiste em participar da ofensiva para reconquistar Mossul, lançada em 17 de outubro, e atacou com sua artilharia posições extremistas.



A reconquista de Bashiqa foi registrada na quarta semana de ofensiva das forças iraquianas e curdas para retomar a cidade de Mossul, no norte do Iraque, segunda cidade do país e principal reduto do Estado Islâmico (EI).

Por Agência France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação