Mundo

UE prorroga por três meses controles fronteiriços no espaço Schengen

Apenas 22 dos 28 países fazem parte do espaço de livre-circulação Schengen, que também inclui Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein

postado em 11/11/2016 17:45
A União Europeia estendeu por mais três meses, nesta sexta-feira (11), os controles fronteiriços estabelecidos dentro do espaço de livre-circulação europeu Schengen em 2015, quando o bloco se encontrava no auge da recente crise migratória.

"Nosso objetivo é restabelecer Schengen o quanto antes. Mesmo que ainda não estejamos nesse momento, a situação é melhor. A prolongação será apenas de três meses", comentou o ministro eslovaco do Interior, Robert Kalinak, cujo país exerce a presidência pró-tempore da UE.
Apenas 22 dos 28 países fazem parte do espaço de livre-circulação Schengen, que também inclui Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein. Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega ainda mantêm esses controles fronteiriços.

A decisão da UE chega um dia antes da data-limite do fim desses controles, os quais os europeus queriam suspender inicialmente antes do final de 2016.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação