Mundo

Chefe do Pentágono recomenda a países da Otan dialogar com equipe de Trump

Declarações do magnata durante sua campanha sobre impor condições aos compromissos americanos com a Otan causaram indignação na Europa

postado em 14/11/2016 22:44
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, recomendou nesta segunda-feira (14/11) aos países da Otan, inquietos com a chegada de Donald Trump à Casa Branca, dialogar com a nova administração para defender o que foi conquistado pela aliança atlântica.

As declarações de Trump durante sua campanha sobre impor condições aos compromissos americanos com a Otan causaram indignação na Europa.

Interrogado sobre a mensagem de Trump a estes países inquietos, o atual chefe do Pentágono respondeu que não tem "nenhum mandato para falar em nome da futura administração".

"A única coisa que direi" aos países europeus "é que conversem com a nova administração", disse Carter na manhã de segunda-feira durante coletiva em Washington ante jovens que querem ser empresários.
"Trabalhem com ela, mantenham-se comprometidos com os valores e princípios nos quais nos baseamos", acrescentou.

"Podemos nos proteger muito melhor se trabalhamos juntos", informou Carter, um firme defensor da Otan.

Independentemente da administração que governe, Washington considera que os países europeus se apoiam demais nos Estados Unidos para garantir a segurança coletiva e propõe há anos que aumentem sua capacidade militar.

Muitos países europeus continuam gastando menos de 2% do PIB na defesa.

Enquanto isso, os Estados Unidos gastam com defesa 3,3% de seu PIB e contribuem com cerca de 70% do orçamento da Otan.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação