Mundo

Colômbia: diálogo com ELN é adiado até dia 10 de janeiro

Segundo o grupo rebelde, a fase pública de conversas de paz seria lançado pelo governo dia 27 de outubro, mas essa etapa está em suspenso

postado em 01/12/2016 08:49

Quito, Equador - O governo da Colômbia informou, nesta quarta-feira (30/11), que as conversas com o Exército de Libertação Nacional (ELN) para definir a data de início dos diálogos de paz serão retomadas em 10 de janeiro.

"Depois de um pedido do ELN de ir para consultas internas, que foi aceita pelo governo, determinou-se que as conversas para concretizar de maneira definitiva a data de instalação da mesa pública, serão retomadas em 10 de janeiro de 2017", anunciou a delegação de paz do governo com essa guerrilha, em um comunicado.

[SAIBAMAIS]O governo de Juan Manuel Santos e o ELN, segundo grupo rebelde da Colômbia, lançaria em 27 de outubro em Quito a fase pública das conversas de paz, iniciadas há quase três anos de maneira confidencial. Essa etapa está em suspenso, condicionada à liberação do ex-congressista Odín Sánchez, em poder dos rebeldes desde abril, e à exigência do ELN de que o governo indulte dois guerrilheiros.

"O governo espera que, durante essas semanas, o ELN não apenas realize as consultas solicitadas, como que se produza no menor tempo possível a libertação do sr. Odín Sánchez para que esteja ao lado de sua família", acrescenta a nota. O ELN ainda não se pronunciou sobre esse comunicado.

A delegação do governo assegura ainda que os indultos exigidos pela guerrilha "devem cumprir estritamente as condições dispostas pela lei em vigor". Na semana passada, o ELN advertiu que o aumento das operações militares no departamento do Chocó (noroeste da Colômbia) põe em risco a vida do ex-congressista, assim como o início das negociações.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação