Mundo

Senadores franceses homenageiam vítimas de Fidel Castro

"Gostaria de oferecer um pouco do meu tempo de palavra à memória das vítimas de Fidel Castro, pedindo aos nossos colegas que façam um momento de silêncio", declarou o senador Claude Malhuret (Les Républicains, direita), na Casa

postado em 01/12/2016 19:40

Paris, França - Senadores franceses de direita e de centro fizeram, nesta quinta-feira (1;), um minuto de silêncio "em memória das vítimas de Fidel Castro".

[SAIBAMAIS]"Gostaria de oferecer um pouco do meu tempo de palavra à memória das vítimas de Fidel Castro, pedindo aos nossos colegas que façam um momento de silêncio", declarou o senador Claude Malhuret (Les Républicains, direita), na Casa.

Depois do pedido, os senadores da direita - Les Républicains e os centristas - se levantaram em silêncio, enquanto seus pares da esquerda se permaneceram sentados e gritaram contra a "hipocrisia".

"A História designará Fidel Castro, junto com Stalin, Kim Il-Sung, ou Pol Pot, como um dos perseguidores mais ferozes de seu próprio povo", afirmou Malhuret.


"Cerca de 100 mil mortos, executados, assassinados, torturados, em prisão perpétua, os ;boat people;, um quinto do povo cubano no exílio, milhares de mortos no mar, dezenas de milhares de vidas perdidas pela miséria, pela desnutrição, pelo desastre econômico provocado pelo comunismo", detalhou Malhuret.

O senador também questionou se era oportuno ter enviado a número três do governo francês, a ministra Ségol;ne Royal, para assistir às cerimônias fúnebres de Fidel Castro, em Cuba.

"Do mesmo modo que vários países, assim como o papa, a França quer apoiar a democratização de Cuba, desenvolver suas relações com Havana em todos os campos", rebateu o secretário de Estado de Assuntos Exteriores, Harlem Désir.

A França "abordará o tema da democracia e dos direitos humanos no marco do diálogo político com as autoridades cubanas", acrescentou Désir, membro do Partido Socialista (PS) francês.

O líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, faleceu na última sexta-feira (25), aos 90 anos.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação