Mundo

13ª conferência da ONU convoca setor econômico a salvar biodiversidade

Durante as reuniões, serão avaliados estudos sobre as metas estabelecidas em 2010 chamadas de 'Metas de Aichi'

postado em 02/12/2016 10:38
Na última reunião da ONU sobre biodiversidade, em 2010, foi posta em pauta a chamada 'Meta de Aichi'
Cancún, México - A 13; conferência da ONU sobre biodiversidade começou nesta sexta-feira em meio ao pessimismo e com pouco tempo para alcançar suas metas urgentes, enquanto o México, o anfitrião, propõe promover uma mudança de rumo ao convidar setores como o turismo e a agricultura.

"Diante dos relatórios pouco animadores", se pedirá que os tomadores de decisões das mais de 190 nações que formam o Convênio sobre a Diversidade Biológica (CDB) "intensifiquem seus esforços" para proteger os ecossistemas, "nos quais se baseiam a segurança alimentar, o acesso à água e a saúde de bilhões de pessoas", indica um comunicado divulgado pela ONU.

[SAIBAMAIS]Durante as reuniões, que serão realizadas no balneário de Cancún até 17 de dezembro, serão avaliados estudos que demonstram que cerca de dois terços das metas estabelecidas em 2010 - chamadas de metas de Aichi - não serão alcançadas no prazo estimado de 2020.

Isso "terá graves repercussões para o bem-estar humano", acrescenta a parte.

A quatro anos do vencimento do prazo para melhorar as condições das florestas, dos oceanos, da água doce e das espécies silvestres, apenas 5% dos países poderão cumprir com os objetivos, informou a ONG ambientalista World Wildlife Fund (WWF).

Em 2020 "é possível que o mundo tenha sido testemunha de uma diminuição de dois terços na população da fauna mundial em apenas meio século", segundo a WWF.

Sir Robert Watson, presidente da plataforma intergovernamental científico-política, afirmou que a contínua perda de biodiversidade minará a capacidade de mitigar a pobreza e melhorar a saúde humana.
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação