Mundo

Irã reitera que EUA 'violaram' compromissos e promete 'reação dura'

Presidente Hassan Rohani ainda prometeu "forte reação" por conta do impasse

postado em 06/12/2016 13:51
Teerã, Irã - O presidente iraniano, Hassan Rohani, acusou nesta terça-feira os Estados Unidos de ter "violado" seus compromissos e prometeu uma "reação muito dura" de seu país, após a renovação nas últimas semanas das sanções americanas por dez anos.

[SAIBAMAIS]Washington terá de "lidar com a nossa forte reação" por causa dessa "violação", advertiu Rohani, em um discurso na Universidade de Teerã.

"Estados Unidos (...) é nosso inimigo, não temos nenhuma dúvida sobre isso", disse ele.

Há "consenso" no Irã a este respeito e "não há diferença de opinião entre o governo, o Majlis (Parlamento) e o Guia" Ali Khamenei, de acordo com o presidente Rohani.

O Senado dos Estados Unidos acaba de aprovar por 99 votos a extensão por dez anos de sanções que não estão vinculadas ao acordo sobre o programa nuclear iraniano, assinado em 2015 entre o Irã e seis potências mundiais, incluindo os Estados Unidos.

A Câmara dos Deputados já votou em novembro essa extensão e o texto deve agora ser assinado pelo presidente Barack Obama.

O atual regime de sanções, que afeta entre outros os setores bancário, industrial, energético e de defesa, foi renovado a cada dez anos desde 1996, e terminou no final deste ano.

Os Estados Unidos suspenderam as sanções anti-iranianas ligadas à questão nuclear, mas impõem outras relacionadas, de acordo com Washington, aos direitos humanos e ao apoio de Teerã ao "terrorismo".
Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação