Mundo

Trump critica programa do caça F-35 por custo 'fora de controle'

O caça F-35 é um avião de quinta geração desenvolvido em três modelos diferentes pela gigante da aeronáutica Lockheed Martin

postado em 12/12/2016 12:21
Washignton, EUA - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou nesta segunda-feira o programa de desenvolvimento do avião de combate F-35, uma semana depois de fazer o mesmo com os planos para os novos modelos do Air Force One.

"Os custos do programa F-35 estão fora de controle. Bilhões de dólares podem e serão economizados em compras militares depois de 20 de janeiro", expressou Trump na rede Twitter, em referência à data de sua posse presidencial.

O caça F-35 é um avião de quinta geração desenvolvido em três modelos diferentes pela gigante da aeronáutica Lockheed Martin.

[SAIBAMAIS]A empresa já realizou entregas do primeiro modelo, inclusive duas aeronaves a Israel.

No entanto, o fim das entregas dos outros dois modelos restantes está previsto para 2017.

O programa de desenvolvimento do F-35 é um dos mais caros da história militar moderna, e estima-se que cada aeronave, em sua versão mais básica, custe ao menos 113 milhões de dólares.

O plano original é que as três forças das Forças Armadas americanas comprem 2.457 destas aeronaves, a um custo astronômico.

Na terça-feira passada, Trump havia provocado uma comoção ao ameaçar cancelar o pedido do governo à gigante Boeing pelo novo modelo para o avião presidencial, o Air Force One, alegando também que os custos estavam "fora de controle".

No Twitter, Trump afirmou que a Boeing "constrói um Air Force One com um modelo 747 completamente novo para os futuros presidentes, mas os custos estão fora de controle, mais de 4 bilhões. Cancelem o pedido".

A pressão de Trump levou a Boeing a emitir uma nota onde se comprometeu a trabalhar com o futuro governo "para controlar os custos com a finalidade de que o novo programa Air Force One se mantenha no melhor preço possível".

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação