Mundo

Tudo o que se sabe até o momento sobre o ataque em Berlim

A polícia alemã trabalha para encontrar o culpado pelo o que a chanceler Angela Merkel classificou de "atentado terrorista"

postado em 20/12/2016 16:35

Um caminhão de placa polonesa foi lançado contra uma multidão em um dos mercados de Natal mais movimentados de Berlim na segunda-feira (19/12) à noite, causando ao menos 12 mortos e 48 feridos. O autor do ataque pode estar foragido.


A tragédia, que a chanceler alemã Angela Merkel classificou de "atentado terrorista", lembra, pelas circunstâncias, o ataque com caminhão em 14 de julho na cidade costeira francesa de Nice (86 mortos).

Foi um atentado?

Angela Merkel confirmou nesta terça-feira (20/12) que se tratou de um "ato terrorista".

O grupo extremista Estado Islâmico (EU) reivindicou o atentado através de sua agência de propaganda, Amaq.

"Um soldado do EI executou a operação de Berlim, em resposta aos apelos de visar cidadãos de países da coalização internacional" que luta contra o EI, destacou a agência.

Mais cedo, o ministério do Interior já tinha descrito como "um atentado" o incidente no mercado de Natal, apesar de não haver reivindicação ou informações sobre os possíveis motivações para o crime.

Os elementos apontam para um ataque suicida semelhante ao que ocorreu em Nice no feriado da Queda da Bastilha, que deixou 86 mortos e centenas de feridos. A polícia de Berlim anunciou nesta terça que o condutor do veículo no momento do ataque havia atropelado "deliberadamente" a multidão.

O que aconteceu exatamente?

Na segunda-feira à noite, por volta das 20h00 locais (17H00 de Brasília), um caminhão percorreu entre 50 e 80 metros através de um dos mercados mais visitados de Berlim, no oeste da capital alemã. A poucos dias das festas de final de ano, é um local muito frequentado, especialmente por turistas.

O último balanço provisório é de 12 mortos e 48 feridos, 18 gravemente, com casos de fraturas e hemorragia interna, de acordo com a imprensa alemã.

Seis vítimas foram identificadas e são alemãs. Uma testemunha australiana declarou que havia crianças e idosos entre as pessoas caídas no chão após a passagem do caminhão.

O que se sabe sobre o motorista?

Com base em um depoimento, a polícia deteve na segunda-feira a dois quilômetros do local da tragédia um homem suspeito de ser o condutor do veículo, um paquistanês de 23 anos que teria chegado à Alemanha pela rota dos Bálcãs em dezembro de 2015 e se registrado em Berlim em fevereiro passado como requerente de asilo.

Interrogado pelos investigadores, o homem negou ser o autor do ataque, segundo o ministro do Interior, Thomas de Maizi;re.

Em uma coletiva de imprensa pouco depois, o chefe da polícia de Berlim, Klaus Kandt, reconheceu que seus serviços "não tinham certeza" de que o detido era o autor do ataque, de modo que o verdadeiro culpado poderia estar foragido. "Se for este o caso, podemos ter um perigoso criminoso na área", advertiu Kandt. De acordo com a imprensa, o paquistanês interrogado era conhecido da polícia por atos de crime comum, mas não por radicalismo islâmico.

Finalmente, na tarde desta terça-feira, a Procuradoria Federal da Alemanha comunicou: "a pessoa suspeita, detida após o ataque, foi posta em liberdade (...) As provas forenses obtidas até o momento não proporcionaram evidências da presença do acusado na cabine do caminhão durante o crime".

De onde vinha o caminhão?

Trata-se de um veículo pesado que pertence a uma empresa de transporte polonesa. A polícia alemã acredita que foi roubado.

O corpo do motorista polonês, morto com arma de fogo, foi encontrado no caminhão após o ataque, segundo o ministro do Interior, mas a polícia não encontrou a arma usada.

O caminhão, proveniente da Itália, estava carregado com 25 toneladas de produtos metalúrgicos, segundo encarregados da transportadora. Ao não poder fazer a entrega na segunda-feira em Berlim, o motorista estava prestes a passar a noite na capital para fazer a entrega nesta terça-feira. "É o meu primo, eu o conhecia desde a infância. Eu coloco minha mão no fogo por ele", disse o proprietário da empresa polonesa, Ariel Zurawski, à AFP.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação