Mundo

Aeronave militar com 92 pessoas a bordo cai no Mar Negro após decolagem

O avião, um Tupolev Tu-154, transportava 84 passageiros e oito tripulantes, quando desapareceu do radar. Ele seguia em direção à Síria

Jacqueline Saraiva
postado em 25/12/2016 07:47
Imagem de 2 de janeiro de 2001 mostra um avião Tupolev-154 (TU-154): aeronave do mesmo tipo, com 92 pessoas, caiu logo após decolagem no Mar Negro
Uma aeronave militar da Rússia, com 92 pessoas a bordo, caiu no mar Negro, logo após decolar do balneário de Sochi, no sudoeste da Rússia. Ainda não há informações sobre sobreviventes e ao menos um corpo já foi resgatado. O tempo era bom após a decolagem e não há ainda informações oficiais sobre possíveis causas da queda. O Ministério da Defesa disse que o avião que caiu foi construído em 1983 e havia passado por manutenção preventiva em 2014.

O avião, um Tupolev Tu-154 decolou às 5h40 (0h40 no horário de Brasília) da cidade de Adler, ao sul do balneário de Sochi, no Mar Negro. Autoridades russas informaram que o piloto havia feito escala no local para reabastecimento. Eram transportados 84 passageiros e oito tripulantes, com destino à base aérea de Hmeimim, perto de Latakia, no noroeste da Síria, segundo informações do Ministério da Defesa citado por agências de notícias locais.

Equipes de resgate foram enviadas para a área para tentar localizar as vítimas. Do total de passageiros, 64 eram membros do Conjunto Alexandrov, conhecido como coro do Exército Vermelho que iam celebrar o ano-novo com as tropas russas na Síria. Havia também oito militares, entre eles o diretor do Conjunto Valeri Khakhilov, oito tripulantes, nove jornalistas, dois funcionários civis e a diretora de uma organização de caridade respeitada na Rússia, Elizaveta Glinka, a " Doutora Liza ", levava medicamentos para o Hospital Universitário de Latakia, segundo o diretor do Conselho dos Direitos Humanos para o Kremlin, Mikhail Fedotov, em comunicado.

Um primeiro corpo foi localizado a seis quilômetros da costa de Sochi, indicou a jornais locais o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konachenkov. "Destroços do avião Tu-154 do Ministério russo da Defesa foram encontrados a 1,5 km da costa da cidade de Sochi, a uma profundidade de 50-70 metros", declarou o ministério.

[SAIBAMAIS]O presidente Vladimir Putin deu ordens para que uma comissão, liderada pelo primeiro-ministro Dmitri Medvedev, investigue as causas do incidente, indicou o Kremlin em um comunicado. Putin expressou "suas mais profundas condolências" aos parentes das vítimas. O Comitê de Investigação da Rússia indica que uma investigação criminal já foi iniciada para determinar se houve violações das regras de segurança da aviação. Eles devem interrogar os técnicos que prepararam a aeronave para decolar. Outra frente de investigação também será feita pelo Ministério da Defesa, chefiada por um vice-ministro, Pavel Popov, de acordo com o porta-voz dele..

As aeronaves Tu-154, são de concepção soviética e já registram vários acidentes. Em abril de 2010, um avião do mesmo tipo levava 96 pessoas, incluindo o presidente Lech Kaczynski e autoridades polonesas, quando caiu ao tentar pousar perto de Smolensk (oeste da Rússia). Todos os ocupantes morreram.

Desde setembro do ano passado, o governo russo conduz uma campanha militar na Síria, como uma forma de apoio ao grande aliado de Putin, o presidente sírio Bashar al-Assad. A Rússia continua a reforçar a presença militar em solo sírio e cerca de 4.300 militares russos permanecem no país. Na sexta-feira (23/12), o líder russo ordenou a expansão de suas instalações portuárias de Tartus, no noroeste da Síria. A previsão é de que o local se torne uma base naval russa permanente no país que sofre um conflito sangrento desde 2011.

Com informações da France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação