Mundo

Milhares de pessoas protestam em Londres contra Donald Trump

A maioria dos participantes eram mulheres, embora homens e crianças também tenham comparecido ao evento, e marcharam da embaixada dos Estados Unidos até a Trafalgar Square, carregando cartazes pedindo igualdade de direitos

Agência France-Presse
postado em 21/01/2017 14:31
Londres, Reino Unido -Milhares de pessoas marcharam neste sábado pelo centro de Londres no âmbito dos protestos que estão sendo realizados em todo o mundo contra o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e suas declarações depreciativas sobre as mulheres.

A maioria dos participantes eram mulheres, embora homens e crianças também tenham comparecido ao evento, e marcharam da embaixada dos Estados Unidos até a Trafalgar Square, carregando cartazes pedindo igualdade de direitos.

Hannah Bryant, funcionária de um museu de 34 anos, participou da marcha com sua filha de quatro anos, e ambas usavam gorros rosas com duas orelhas, os "pussy hats", também usados por manifestantes dos Estados Unidos.

"Estive ensinando a ela sobre a igualdade e os preconceitos, quero que veja quanta gente acredita nisso", afirmou.

Oliver Powell, um ator de 31 anos, que considera Trump uma "pessoa odiosa", disse: "Quero que a maioria dos americanos que não votaram nele saibam que têm apoio em todo o mundo".

"Não dá para acreditar que ele seja real", disse sua amiga Emily Chase, de 36 anos.

Muitas manifestantes eram mães e filhas, que se uniram a sindicalistas, grupos feministas, organizações de defesa dos direitos civis e ao prefeito de Londres, Sadq Khan, em um protesto global celebrado um dia após a posse de Trump.

"É um sentimento de solidariedade: não em nosso nome", afirmou Jill Pickering, um estudante americano de 56 anos. "Estou irritado, não votei em Trump", acrescentou.

"Acredito que isso estimulará os partidos liberais, os democratas (dos Estados Unidos) e os partidos de esquerda neste país que sofreram derrotas eleitorais. O que nos resta? Protestar", afirmou sua amiga Sarah Macdonald, de 51 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação