Mundo

Coreia do Sul dispara míssil balístico de 800 km de alcance

Para os dirigentes sul-coreanos, o teste foi um sucesso

Agência Estado
postado em 06/04/2017 08:39
Seul, Coreia do Sul - A Coreia do Sul testou com sucesso um míssil balístico desenvolvido no país que tem alcance suficiente para atingir qualquer ponto da Coreia do Norte, informou nesta quinta-feira a agência de imprensa sul-coreana Yonhap. O país asiático é aliado dos Estados Unidos e fechou em 2012 um acordo com Washington para triplicar o alcance de seus sistemas balísticos, o que lhe permite desenvolver mísseis de maior alcance.
"O teste foi um sucesso", disse um alto dirigente sul-coreano, citado pela Yonhap. Um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa não comentou a informação. Em junho passado, Seul disparou com sucesso um míssil de 500 km de alcance desenvolvido na Coreia do Sul e capaz de transportar uma ogiva de uma tonelada.

O teste desta quinta-feira ocorre um dia após Pyongyang disparar um míssil balístico sobre o Mar do Japão, o que os analistas interpretaram como uma advertência para o encontro entre o presidente americano, Donald Trump, e seu homólogo chinês, Xi Jinping.

Na reunião de dois dias entre Trump e Xi Jinping, em Mar-a-Lago (Flórida), que começará na próxima terça-feira, o crescente programa nuclear da Coreia do Norte estará no topo da agenda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação