Mundo

Prisão de imigrantes ilegais aumenta quase 38% em 100 dias de Trump

Trump prometeu na campanha que o levou à presidência construir um muro gigante ao longo da fronteira com o México e deportar milhões de imigrantes ilegais

Agência Estado
postado em 18/05/2017 16:34
Los Angeles, Estados Unidos - Mais de 41 mil imigrantes ilegais foram presos nos Estados Unidos nos primeiros 100 dias do presidente Donald Trump no poder, um aumento de 37,6%, informou a polícia de imigração ICE.

Entre 22 de janeiro de 2017, quando assinou, dois dias depois de sua posse, um decreto para endurecer as políticas migratórias - e 29 de abril, o ICE prendeu 41.318 pessoas: cerca de 400 por dia.

No mesmo período de 2016 foram 30.028, aponta um comunicado publicado em seu site.

"Estas estatísticas refletem o compromisso do presidente Trump para executar nossas leis de imigração de maneira justa ao longo da fronteira", destacou o diretor interino do ICE, Thomas Homan.

Três quartos de todas as prisões neste período de 2017 eram pessoas com antecedentes criminais, 2.700 deles condenados por crimes como assassinato, estupro, sequestro e assalto, de acordo com ICE.

"Os oficiais e agentes do ICE receberam instruções claras para se concentrar nas ameaças à segurança nacional, o que resultou em um aumento substancial nas prisões de imigrantes ilegais condenados", disse Homan.

O ICE indica que as detenções de ilegais com antecedentes criminais aumentaram 20% em relação a 2016.

Por outro lado, o número de prisões de imigrantes ilegais sem antecedentes criminais subiu para 10.800 nestes 100 dias em 2017, 6.600 a mais do que no ano passado.

"Apesar do objetivo anunciado pelo presidente de atrás dos ;homens maus;, está mirando pais de família que apenas tentam colocar comida na mesa para suas famílias", condenou Steven Choi, diretor-executivo da ONG New York Immigration Coalition.

O secretário de Segurança Nacional John Jelly disse recentemente que as autoridades não fariam exceções para qualquer imigrante indocumentado, mas que o foco são os criminosos.

Trump prometeu na campanha que o levou à presidência construir um muro gigante ao longo da fronteira com o México e deportar milhões de imigrantes ilegais.

No entanto, os números de deportações caíram 12% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação