Mundo

Diretor da AI na Turquia é detido por suposta ligação com o movimento Gulen

A polícia deteve Kilic e outras 22 pessoas na cidade de Esmirna, todos acusados de vínculos com Gulen, informou o site da Anistia Internacional

Agência France-Presse
postado em 07/06/2017 06:01
Istambul, Turquia - O diretor da Anistia Internacional na Turquia, o advogado Taner Kilic, foi detido nesta terça-feira por supostos vínculos com o movimento do clérigo Fethullah Gulen, que Ancara considera responsável pela tentativa de golpe de Estado no ano passado.

A polícia deteve Kilic e outras 22 pessoas na cidade de Esmirna, todos acusados de vínculos com Gulen, informou o site da Anistia Internacional.

O governo turco responsabiliza Gulen pela tentativa de golpe de Estado em 15 de julho de 2016. O clérigo, que vive na Pensilvânia desde 1999, nega as acusações. "Fazemos um apelo para que as autoridades turcas libertem imediatamente Taner Kilic e os outros 22 advogados, e para que retirem todas as acusações contra ele", disse o secretário-geral da Anistia Internacional, Salil Shetty.

Após a tentativa de golpe, as autoridades turcas realizaram um expurgo sem precedentes: ao menos 50 mil pessoas foram detidas e mais de 100 mil foram destituídas ou suspensas de seus cargos.

Segundo Shetty, estas detenções mostram o quão "arbitrária" tem sido a repressão das autoridades após a tentativa de golpe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação