Mundo

Ana Brnabic, uma mulher assumidamente gay, é nomeada premiê na Sérvia

Ela tem 41 anos e era até então ministra da Administração Pública

Agência France-Presse
postado em 15/06/2017 14:07
O presidente sérvio nomeou nesta quinta-feira para o cargo de primeiro-ministro Ana Brnabic, uma mulher, a primeira na história do país e que, além disso, é assumidamente homossexual. Brnabic, de 41 anos, era até então ministra da Administração Pública. "Decidi propor ao parlamento da Sérvia Ana Brnabic como primeira-ministra designada" explicou o presidente Aleksandar Vucic aos jornalistas. "Ela possui as qualidades pessoais e profissionais para exercer essa função", acrescentou.

Foi Vucic, quando era primeiro-ministro, que convidou Brnabic a assumir funções políticas, em agosto passado. Nascida em Belgrado e diplomada pela Universidade de Hull, antes de desembarcar no governo sérvio atuava na direção de uma associação mista, privada e pública, estabelecida em 2006.

A Sérvia é um país conservador, no qual as Gay Pride Parede são realizadas anualmente sob proteção policial. Apesar de há alguns anos transcorrerem em calma, em 2010 a violência de extremistas hostis à realização do evento deixou mais de 150 feridos, em sua maior parte policiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação