Mundo

Vaticano estuda excomungar mafiosos e corruptos

Um grupo de 50 pessoas de vários países se reuniu no Vaticano para participar no "Debate Internacional sobre a Corrupção"

Agência France-Presse
postado em 18/06/2017 11:00

O Vaticano está estudando uma medida para excomungar todos os mafiosos e corruptos, qualquer que seja seu país de origem, informou neste domingo (18/6) a imprensa italiana término de uma reunião internacional celebrada na Santa Sé.

Um grupo de 50 pessoas de vários países - altos prelados, magistrados, diplomatas e chefes de polícia - se reuniu no Vaticano para participar no "Debate Internacional sobre a Corrupção".

O jornal La Repubblica afirma que se trata de "uma mudança histórica", já que coloca no mesmo plano corruptos e mafiosos, recordando que a excomunhão é a pena mais severa da pela igreja católica contra seus membros.

O papa Francisco já excomungou em julho de 2014 a ;Ndrangheta;, a poderosa máfia calabresa, durante uma visita a esta região no sul da Itália.

Bispos locais também excomungaram mafiosos sicilianos, mas a Igreja continuar sem ter um documento jurídico de valor universal.

A decisão do Vaticano de contemplar a excomunhão "é um sinal muito importante (...) pelo peso que a Igreja tem", assegurou a La Stampa Federico Cafiero de Raho, procurador-geral de Reggio di Calabria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação