Barack Obama volta lentamente à cena política dos EUA

Barack Obama, de 55 anos, manteve perfil baixo desde que deixou a Presidência em 20 de janeiro passado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/07/2017 11:43

 AFP / Adek Berry - 1/7/2017


O ex-presidente americano Barack Obama volta à cena pública para trabalhar a favor do Partido Democrata e participa, nesta quinta-feira (13/7), pela primeira vez desde que deixou a Casa Branca, de uma reunião privada de arrecadação de fundos para a sigla. Obama falará em uma reunião de um novo organismo do partido, o National Democratic Redistricting Committee, dirigido por seu ex-procurador-geral Eric Holder.

Sua missão é financiar as próximas batalhas eleitorais em nível local nos estados americanos, com o objetivo claro de controlar o estratégico desenho das circunscrições eleitorais para eleger o Congresso. As 435 circunscrições, pelas quais os membros da Câmara de Representantes são eleitos, são redefinidas a cada dez anos, após a divulgação do censo de cada década. O próximo será em 2020.


É o Poder Legislativo de cada estado que estabelece essas divisões. Atualmente, os republicanos controlam as assembleias locais de 32 dos 50 estados americanos. "Restaurar a equidade na nossa democracia, defendendo mapas eleitorais mais justos e mais inclusivos é uma prioridade do presidente Obama", explicou seu porta-voz, Kevin Lewis, em um comunicado à imprensa.

Barack Obama, de 55 anos, manteve perfil baixo desde que deixou a Presidência em 20 de janeiro passado. Após três meses de férias, participou, em abril, de uma conferência em Chicago para falar de sua fundação, dedicada à juventude. Em alguns comunicados e tuítes sobre temas como sistema de saúde e imigração, evitou fazer comentários diretos sobre a gestão de seu sucessor, o republicano Donald Trump.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.