Mundo

Justiça mantém prisão de ativistas de direitos humanos na Turquia

Oito militantes de direitos humanos, entre eles a diretora da AI Idil Eser, foram detidos no início de julho, junto com um sueco e um alemão.

Agência France-Presse
postado em 18/07/2017 06:49
Istambul, Turquia - Um tribunal turco decidiu nesta terça-feira (18/7) manter a prisão de seis militantes de direitos humanos, entre eles a diretora da Anistia Internacional (AI) para a Turquia, informou a ONG, denunciando a "simulação de julgamento".

[SAIBAMAIS]Oito militantes de direitos humanos, entre eles a diretora da AI Idil Eser, foram detidos no início de julho, junto com um sueco e um alemão. "Seis destes militantes permanecem detidos e outros quatro estão em liberdade condicional, disse à AFP Andrew Gardner, investigador da AI especialista em Turquia.


O grupo é acusado de delinquir "em nome de uma organização terrorista sem integrar a mesma", acrescentou Gardner. A detenção dos ativistas gerou alarme internacional em relação à política repressiva do regime do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Expurgos em massa foram praticados pelas autoridades desde a tentativa de golpe de Estado, há um ano, e a situação preocupa cada vez mais os aliados ocidentais de Ancara e as organizações de direitos humanos. O governo acusa o pregador Fethullah Gülen de estar por trás da tentativa de golpe e persegue seus partidários.

Em ondas sucessivas de repressão, o governo já deteve 50 mil pessoas e destituiu mais de 100 mil funcionários públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação