Mundo

Buriti e Planalto são iluminados com as cores da bandeira da Catalunha

Ato foi uma homenagem às vítimas do ataque que deixou ao menos 13 mortos em Barcelona nesta quinta-feira

postado em 17/08/2017 23:18

Palácio do Planalto

As sedes dos poderes executivos nacional e do Distrito Federal ; os palácios do Planalto e do Buriti ; foram iluminadas na noite desta quinta-feira (17/8) com as cores da bandeira da Catalunha, em homenagem às vítimas do atentado que deixou ao menos 13 mortos e mais de 100 feridos em Barcelona.

Em nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro ;deplorou veementemente; o ataque na capital catalã e reiterou ;a condenação a todo e qualquer ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação;. O texto manifesta ;consternação; pelas vítimas e seus familiares e votos pela recuperação dos feridos.

Palácio do Buriti


Atentado

Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas nesta quinta-feira em Barcelona, quando uma van avançou sobre uma multidão em Las Ramblas, turística avenida da capital catalã, em um ataque terrorista reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

[FOTO998705]

[SAIBAMAIS]"Podemos confirmar que já são 13 mortos e que há mais de 100 feridos", informou em coletiva o ministro do Interior do governo catalão, Joaquim Forn. O número de mortos pode aumentar pela gravidade de alguns feridos, advertiu.

Horas após o ataque em Barcelona, a polícia anunciou a morte de "quatro supostos terroristas" em Cambrils, 120 km a sudoeste da capital catalã. De acordo com o governo, seis civis e um policial ficam feridos na segunda ação.

"Quatro supostos terroristas foram abatidos em Cambrils e um quinto está ferido", anunciou a polícia, sem precisar se há ligação entre o grupo e o ataque em Barcelona.

O atropelamento foi reivindicado pela organização ultrarradical em um comunicado divulgado por sua agência de propaganda Amaq: "os autores do ataque de Barcelona eram soldados do Estado Islâmico".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação