Mundo

Minuto de silêncio na Finlândia por vítimas de ataque com faca

As autoridades finlandesas investigam o ataque de sexta-feira como um atentado terrorista

Agência France-Presse
postado em 20/08/2017 09:45
As autoridades finlandesas investigam o ataque de sexta-feira como um atentado terrorista
Helsínque, Finlândia
-A Finlândia respeitou um minuto de silêncio neste domingo em homenagem às vítimas do ataque com faca na cidade de Turku, sudoeste do país, que deixou dois mortos e oito feridos.

As autoridades finlandesas investigam o ataque de sexta-feira como um atentado terrorista.

Na praça do mercado de Turku, cenário da tragédia, centenas de pessoas se reuniram às 10H00 (4H00 de Brasília) para respeitar um minuto de silêncio.

Velas e flores cobriam o chão da praça, onde funcionários do governo municipal, agentes uniformizados dos serviços de emergência e cidadãos formaram um círculo no memorial improvisado.

"Paz e amor - Finlândia sem violência", afirmava um cartaz ao lado das flores.

Os sinos da catedral de Turku, a maior igreja do país, tocaram durante 15 minutos, antes de um momento de reflexão na presença do arcebispo Kari Makinen, chefe da Igreja luterana.

Hassan Zubier, britânico que ficou ferido no ataque ao tentar ajudar sua mulher, fez questão de participar na cerimônia em sua cadeira de rodas.

"Queria mostrar meu respeito às vítimas", declarou ao jornal sueco Aftonbladet, antes de retornar ao hospital.

Algumas horas antes, as autoridades organizaram a reconstituição da cena do crime no local.

Na sexta-feira, um demandante de asilo marroquino de 18 anos matou duas mulheres a facadas e feriu oito pessoas na praça do mercado de Turku.

A polícia prendeu o suspeito, que recebeu um tiro na perna.

O ato foi considerado "terrorista" pelas autoridades. Os investigadores afirmaram que o autor, chegou a Finlândia em 2016, apontou particularmente contra as mulheres.

As vítimas, com idades entre 15 e 67 anos, são oito mulheres e dois homens. Estes últimos tentaram ajudar uma vítima e deter o agressor.

O autor do ataque deve ser interrogado neste domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação