Mundo

Espanha comunica a países europeus identidade de motorista de van foragido

O motorista da van entrou na movimentada avenida de Las Ramblas em alta velocidade e atropelou várias pessoas por 500 metros. Depois do ataque ele conseguiu fugir e permanece foragido

Agência France-Presse
postado em 21/08/2017 08:17
Barcelona, Espanha - As autoridades espanholas comunicaram nesta segunda-feira (21/8) às polícias europeias a identidade do motorista da van que matou 13 pessoas em Barcelona, o fugitivo Younes Abouyaaqoub, para o início de uma busca em todo o continente, anunciou o conselheiro do Interior da Catalunha. "Temos que falar com as polícias europeias para divulgar a identidade porque esta pessoa (...) seria procurada em todos os países europeus", afirmou Joaquim Forn em uma entrevista à Catalunya Radio.

[SAIBAMAIS]Ele disse ainda que as autoridades não dispõem de "nenhum dado no momento que nos faça pensar que pode estar fora do país, mas é evidente que temos que trabalhar com todas as hipóteses". A polícia regional da Catalunha anunciou nesta segunda-feira no Twitter ter "identificado o motorista do atentado de Barcelona". Pouco depois, Forn afirmou na entrevista que trata-se do marroquino Younes Abouyaaqoub.

Questionado se os investigadores descartavam a possibilidade da morte do jovem na véspera do atentado, na explosão registrada em uma casa na qual a célula terrorista preparava material explosivo, Forn foi enfático: "Se foi a pessoa que causou o atropelamento, não pode estar morto".

O motorista da van entrou na movimentada avenida de Las Ramblas em alta velocidade e atropelou várias pessoas por 500 metros. Depois do ataque ele conseguiu fugir e permanece foragido. O governo catalão deve oferecer uma entrevista coletiva nas próximas horas para revelar mais detalhes da investigação, ao mesmo tempo que prossegue a busca pelo último dos 12 membros da célula que executou os ataques em Barcelona e Cambrils.

Nesta última localidade costeira, ao sul de Barcelona, os extremistas mataram mais uma pessoa, o que eleva o balanço dos dois atentados a 14. Dos demais 11 integrantes da célula terrorista, cinco foram mortos no atentado de Cambrils, quatro estão detidos e as autoridades suspeitam que dois morreram na explosão de uma casa em Alcanar na semana passada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação