Mundo

Papa Francisco condena 'expulsões arbitrárias' de migrantes e refugiados

Filho de migrantes italianos, o sumo pontífice é muito sensível a esse tema

Agência France-Presse
postado em 21/08/2017 11:03
Filho de migrantes italianos, o sumo pontífice é muito sensível a esse temaCidade do Vaticano, Santa Sé - O papa Francisco voltou a se pronunciar a favor de "acolher" e "integrar" os migrantes e refugiados que fogem da fome e da guerra e condenou as "expulsões arbitrárias" adotadas por vários países diante desse grave e crescente fenômeno.

Em uma mensagem que será pronunciada em janeiro por ocasião da Jornada Mundial do Imigrante e do Refugiado, divulgada nesta segunda-feira (21/8), o papa argentino analisa o tema e propõe uma série de medidas concretas para aliviar a situação dos mais afetados. Filho de migrantes italianos, o sumo pontífice é muito sensível a esse tema.

"Considerando-se o cenário atual, acolher significa, acima de tudo, ampliar as possibilidades para que os emigrantes e refugiados possam entrar de modo seguro e legal nos países de destino", afirma Francisco, em sua mensagem.

[SAIBAMAIS]"Seria desejável um compromisso concreto para incrementar e simplificar a concessão de vistos por motivos humanitários e por reunificação familiar. Ao mesmo tempo, espero que um maior número de países adote programas de patrocínio privado e comunitário e abra corredores humanitários para os refugiados mais vulneráveis", acrescenta.

"Seria conveniente, além disso, prever vistos temporários especiais para as pessoas que fogem dos conflitos para os países vizinhos", sugere o papa. "As expulsões coletivas e arbitrárias de migrantes e refugiados não são uma solução adequada, sobretudo, quando acontecem para países que não possam garantir o respeito à dignidade, nem aos direitos fundamentais", completa.

No texto, o papa não se refere a qualquer país, ou região, em particular. "Em nome da dignidade fundamental de cada pessoa, é necessário se esforçar para dar soluções que sejam alternativas à detenção dos que entram no território nacional sem estarem autorizados", afirma.

Francisco lembra que, desde o início de seu pontificado, pronunciou-se sobre esse fenômeno, como em sua visita à ilha italiana de Lampedusa. Ele cita o Evangelho de São Mateus, segundo o qual "cada forasteiro que bate à nossa porta é uma ocasião de encontro com Jesus Cristo, que se identifica com o estrangeiro acolhido, ou rejeitado, em qualquer época da história".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação