Mundo

Frida Sofía, menina presa sob escombros após tremor no México, não existe

Segundo autoridades do país, a existência de uma criança mexicana, como afirmou a imprensa local, está descartada. Nenhuma Frida Sofía consta na relação de alunos da escola que desabou

Agência France-Presse
postado em 21/09/2017 20:14
Segundo autoridades do país, a existência de uma criança mexicana, como afirmou a imprensa local, está descartada. Nenhuma Frida Sofía consta na relação de alunos da escola que desabou
As autoridades mexicanas descartaram nesta quinta-feira (21/9) a presença de uma menina com vida sob os escombros de uma escola no sul da Cidade do México, informação que mobilizou a mídia mundial nas últimas 24 horas, após o terremoto que deixou mais de 200 mortos, na última terça-feira (19/9).
"Temos a certeza de que os que não morreram já estão nos hospitais ou em suas casas a salvo", declarou o subsecretário da Marinha do México, Ángel Sarmiento, a uma TV mexicana.

O oficial destacou que na Marinha "nunca tivemos conhecimento" da versão sobre uma menina viva sob os escombros da escola, uma história a qual a mídia ; nacional e internacional ; dedicou várias horas de sua cobertura sobre o terremoto no México. "Estamos seguros de que isto não é real", acrescentou Sarmiento em entrevista coletiva.

Números

Vinte e uma crianças morreram na escola Enrique Rébsamen, na zona sul da Cidade do México, uma das áreas mais afetadas pelo terremoto de 7,1 graus. Em todo o país, o balanço alcança 233 vítimas fatais.

"Estamos trabalhando com câmeras térmicas e cães farejadores. No momento estamos em silêncio absoluto para ouvir os sobreviventes. Eles podem gritar ou bater nas paredes", disse à AFP Pamela Díaz, de 34 anos, que desde terça-feira trabalha no resgate.

O local virou o símbolo da tragédia no país. "Não há poder humano que possa imaginar o que estou passando", desabafou Adriana Fargo, enquanto aguardava notícias da filha de 7 anos desaparecida sob as ruínas da escola Enrique Rébsamen.

Na terça-feira à tarde, o centro do México foi sacudido por um tremor de 7,1 graus, no mesmo dia em que o devastador terremoto de 1985 completava 32 anos. Até o momento, 233 pessoas morreram no tremor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação