Mundo

Governo catalão terá até segunda para confirmar se declarou independência

O documento estabelece ainda que o presidente catalão tem até quinta-feira (19) para retificar a decisão e restaurar a ordem constitucional.

Agência France-Presse
postado em 12/10/2017 11:04
O documento estabelece ainda que o presidente catalão tem até quinta-feira (19) para retificar a decisão e restaurar a ordem constitucional.
O requerimento enviado pelo governo espanhol ao chefe do Executivo da Catalunha dá prazo de cinco dias (até segunda-feira, 16) para que a Generalitat confirme se declarou a independência da região. O documento estabelece ainda que o presidente catalão tem até quinta-feira (19) para retificar a decisão e restaurar a ordem constitucional.

Para Jordi Turull, porta-voz da Generalitat (governo catalão), a iniciativa de Mariano Rajoy, presidente espanhol, deixa claro que não há abertura para o diálogo. Em seu discurso no Parlamento na última terça-feira (10), Carles Puigdemont, presidente catalão, afirmou que a suspensão dos efeitos da declaração de independência tinham como propósito abrir caminho para o diálogo, numa tentativa de diminuir as tensões e propiciar um possível acordo.


Festa Nacional


Hoje (12), a Espanha comemora o Dia da Festa Nacional, uma data simbólica para o país. Em Madri, milhares de pessoas foram às ruas para acompanhar os desfiles que contam com quase 4 mil militares e membros da Guarda Civil e da Polícia Nacional.

O lema da festa este ano é ;Orgulhosos de ser espanhóis;. Neste contexto de tentativa de independência da Catalunha, as comemorações acabaram ganhando um tom de manifestações pela manutenção da unidade do país, com milhares de pessoas carregando bandeiras espanholas e cartazes de apoio ao governo central.

Tanto os reis da Espanha, Felipe VI e sua mulher Letizia, como os presidentes das regiões autônomas participaram dos desfiles. Apenas representantes de três comunidades não foram ao evento: o de Euskadi, de Navarra e, naturalmente, o da Catalunha.

O ato começou hoje, por volta das 11h (horário local), com a chegada dos reis à Praça de Lima, onde foram recebidos com gritos de ;viva a Espanha; por centenas de pessoas. O desfile, terrestre e aéreo, aconteceu no Paseo da Castellana e teve 84 veículos e 78 aeronaves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação