Mundo

Conservadores da Alemanha reagem a proposta de um feriado muçulmano no país

A ideia, proposta pelo ministro do Interior, Thomas de Maizière, há dois dias em um comício, foi fortemente rejeitada neste sábado pelo partido CSU

Agência France-Presse
postado em 14/10/2017 13:23
O ministro Thomas de Maizière ao lado de uma professora no Centro de Educação Muçulmana em ColôniaO ministro alemão do Interior, Thomas de Maizi;re, do círculo de Angela Merkel, provocou um escândalo entre os conservadores neste sábado depois de questionar sobre a pertinência de um feriado muçulmano no país.

A ideia, proposta pelo ministro há dois dias em um comício, foi fortemente rejeitada neste sábado pelo partido CSU, aliado dos conservadores da chanceler.

"Nossa herança não é negociável", disse Alexander Dobrindt, um peso-pesado do partido, na coluna do jornal Bild. "Introduzir um feriado do Islã na Alemanha: de nenhuma maneira", acrescentou.

"Não vejo nenhuma razão convincente" de instituir tal feriado, pois a Alemanha é de tradição judaico-cristã e não muçulmana, declarou no mesmo jornal um membro do partido democrata-cristão CDU.

Em alguns lugares do país, "onde vivem muitos muçulmanos, por qual motivo não refletir igualmente em um feriado muçulmano", declarou Maizi;re em um comício na Baixa Saxônia, onde no domingo irão ocorrer eleições regionais que se anunciam muito disputadas entre os conservadores e o partido social-democrata SPD.

O candidato local da CDU revelou imediatamente que não compartilha de nenhuma maneira da opinião do ministro.
;Temos de pensar;
No entanto, o presidente do SPD, Martin Schulz, reagiu de maneira positiva: "Temos que pensar na proposta", declarou neste sábado.

Antes das eleições legislativas de 24 de setembro, Maizi;re advogou pelo respeito dos imigrantes a uma "cultura de referência" ("Leitkultur"), termo usado pelos extremistas de direita.

O partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) ingressou nas últimas legislativas no Bundestag, o que causou consternação na Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação