Mundo

May vai a Bruxelas tentar destravar negociações do Brexit

O ministro britânico encarregado do Brexit, David Davis, vai acompanhar a primeira-ministra britânica, enquanto Juncker vai com o negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier

Agência France-Presse
postado em 16/10/2017 17:09

A primeira-ministra britânica, Theresa May, se reunirá nesta segunda-feira (16/10) à noite em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para tentar destravar as negociações sobre o Brexit antes da cúpula europeia, nesta quinta e sexta-feira.

Questionado sobre suas expectativas, Juncker se limitou a comentar, da capital belga: "Verei May hoje a noite, falaremos e vocês verão na autopsia".

[SAIBAMAIS]Apesar de o gabinete da primeira-ministra insistir em que esta reunião foi previsa há semanas, a viagem de May dá impressão de caráter de urgência, após a decepção com a última rodada de negociações sobre o Brexit.

"Sempre indicamos que queríamos que a saída da União Europeia fosse um processo fluido, e (essa reunião) faz parte" disso, apontou um porta-voz do Executivo britânico.

O ministro britânico encarregado do Brexit, David Davis, vai acompanhar May, enquanto Juncker vai com o negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier. A refeição, prevista para começar às 18H30 locais (13H30 de Brasília), deve durar por volta de uma hora e meia, segundo o porta-voz.

A Comissão Europeia falou de um jantar "informal", no qual serão tratados "interesses europeus e geopolíticos" antes da cúpula no fim da semana, e não apenas sobre Brexit, segundo Margaritis Schinas, porta-voz da instituição.

;Um tigre no motor;

É preciso "pôr um tigre no motor" das negociações, afirmou nesta segunda o ministro britânico de Relações Exteriores, Boris Johnson, à margem de uma reunião com seus contrapartes da UE em Luxemburgo. O Reino Unido, completou, está disposto "a empreender discussões sérias sobre a futura relação".

Na última quinta-feira (12/10), Barnier fechou uma rodada de negociações com a equipe britânica lamentando "o ponto morto preocupante" sobre a questão financeira.

Oficialmente, Bruxelas considera que o montante da fatura deve oscilar entre 60 bilhões e 100 bilhões de euros. "Devem pagar", afirmou Juncker na sexta-feira, fazendo ainda mais pressão.

O assunto, bem como o destino dos europeus no Reino Unido e as consequências do Brexit para a Irlanda, são os três assuntos prioritários nos quais a UE exige "progressos suficientes" antes de começar a falar mais profundamente da futura relação com o Reino Unido.

Por causa da estagnação, Barnier alertou que não será capaz de recomendar aos dirigentes dos 27 países do bloco que passem à próxima fase das negociações sobre a futura relação comercial durante a cúpula de quinta e sexta em Bruxelas.

Contudo, como mostra de boa vontade, os europeus podem se comprometer a iniciar "negociações internas preparatórios" sobre essa futura relação, segundo um projeto de conclusões da cúpula.

No fim de abril, ambos responsáveis já participaram de um jantar similar, após o qual, segundo o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, o presidente da Comissão Europeia considerou que May vivia "em outra galáxia".

Um avanço nas negociações poderia servir para May melhorar sua imagem domesticamente, já que está enfraquecida pelo revés nas legislativas de junho.

A mandatária está em meio a um fogo cruzado no Reino Unido e é cobrada por alguns "brexiters" que pedem para ela manter uma linha dura diante de Bruxelas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação