Mundo

O fim do califado do EI está próximo, diz Trump

Para o presidente dos EUA, a Síria vive o início de uma nova fase

Agência France-Presse
postado em 21/10/2017 17:12
Após a retomada da cidade síria de Raqa, "o fim do califado do (grupo extremista) Estado Islâmico está próximo", declarou neste sábado (21/10) em comunicado o presidente americano, Donald Trump.

Essa vitória da aliança dominada pelos curdos, aliados de Washington, anuncia uma "nova fase" para a Síria, acrescentou o presidente.

"Com a libertação da capital do Estado Islâmico e a grande maioria do seu território, o fim do califado do Estado Islâmico está próximo", escreveu Trump.

"Vamos transitar rapidamente para uma nova fase na qual apoiaremos as forças locais de segurança, faremos a violência diminuir na Síria e criaremos as condições para uma paz duradoura, para que os terroristas não voltem a ameaçar a nossa segurança coletiva", disse Trump.

A conquista de Raqa, a antiga "capital" do EI no território sírio, é a última vitória das Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança anti-extremista dominada pelos curdos, que conta com o apoio aéreo americano.

Desde 2015, as FDS expulsaram o EI de várias regiões, impondo-se como uma força ineludível na luta contra a organização extremista.

Porém, se os americanos se retirarem agora que o califado do EI foi derrubado, essas forças podem se aproximar do regime de Bashar Al Assad e, consequentemente, da Rússia, em um país dividido pela guerra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação