Mundo

Impaciência de Trump com as carpas no Japão chama atenção nas redes sociais

Gesto impaciente de Donald Trump com as carpas ocorreu durante visita a Tóquio, quando o líder norte-americano estava acompanhado do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe

Jacqueline Saraiva
postado em 06/11/2017 07:28
De pé, Trump e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe começaram a jogar pequenas porções da comida, que estava em caixas de madeira, em uma lagoa repleta de carpas koi coloridas, no palácio de Akasaka
Fotografias e vídeos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, jogando um pacote inteiro de comida para peixes em um lago de carpas japonesas provocou uma ;festa; nas redes sociais nesta manhã de segunda-feira (6/11). O gesto, visto como impaciente, ocorreu durante a visita do líder norte-americano a Tóquio, no segundo dia da turnê por cinco países na Ásia.

De pé, Trump e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe começaram a jogar pequenas porções da comida, que estava em caixas de madeira, em uma lagoa repleta de carpas koi coloridas, no palácio de Akasaka. Rapidamente os animais começaram a se aglomerar no local onde caía o alimento. Pouco depois, Trump aparentemente perdeu a paciência com o método e virou de uma vez só na água todo o conteúdo da caixa.

Veja fotos de Trump em Tóquio:
[FOTO1050216]

[SAIBAMAIS]Shinzo Abe observou a cena com um sorriso discreto, assim como as mulheres vestidas de quimono ao lado de Abe e de Trump. Já o secretário de Estado Rex Tillerson mostrou surpresa com a atitude de Trump com as carpas, mas acabou rindo da situação. Em seguida, Trump e Abe acenaram e deixaram o local junto com a comitiva que os acompanhava.

Vários repórteres que acompanhavam o momento fizeram imagens e vídeos, e a ação de Trump logo causou polêmica na internet. No Twitter, o gesto virou motivo de piadas e críticas entre os internautas: "Trump não consegue nem alimentar os peixes de modo correto", ironizou um deles. Outro manifestou preocupação com o modo como o presidente dos EUA tratou os animais. "Trump, essas são as carpas imperiais. Peixes não sabem a hora de parar de comer, por isso tem que alimentar aos poucos senão... morrem", escreveu. Um internauta brincou: "É muito protocolo para a paciência de Trump."

Outras filmagens feitas no palácio de Akasaka mostraram que, mesmo que não tenha tido delicadeza e o mínimo de traquejo para alimentar os animais de forma calma, Trump seguiu a liderança de seu anfitrião. Segundo o jornal britânico The Guardian, houve especulações de que um empregado do palácio teria sido designado em seguida para limpar a ;bagunça; no lago assim que Trump e Abe saíram.

Morte por excesso de comida

A grande coleção de carpas koi do palácio já foi vista por uma sucessão de líderes mundiais, incluindo Margaret Thatcher. Nenhum, no entanto, foi tão impaciente com o cardume quanto Trump. Mas o erro na alimentação de peixes não foi cometido apenas pelos líderes em Tóquio. Especialistas destacam que a sobrealimentação é o erro mais comum de criadores de carpas, o que pode levar os animais à morte. O despejo de grande quantidade de comida no criadouro das carpas provocam queda expressiva na qualidade da água, a deixando tóxica para os peixes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação