Mundo

Netanyahu fala de 'cooperação frutífera' entre Israel e países árabes

Com exceção de Egito e Jordânia, que assinaram um tratado de paz com Israel, nenhum país árabe, inclusive entre os que não participaram de nenhuma guerra árabe-israelense, têm relações oficiais bilaterais com o Estado hebreu

Agência France-Presse
postado em 23/11/2017 17:45

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, evocou nesta quinta-feira (23/11) a "cooperação frutífera" e "secreta" de Israel com os países árabes, em um contexto de preocupação pela crescente influência do Irã no Oriente Médio.

[SAIBAMAIS]Vários dirigentes israelenses declararam recentemente que o temor dos países árabes e Israel em relação ao Irã acreditam em uma convergência de interesses, dando a entender que isso pode levar a uma reconfiguração da diplomacia regional.

Com exceção de Egito e Jordânia, que assinaram um tratado de paz com Israel, nenhum país árabe, inclusive entre os que não participaram de nenhuma guerra árabe-israelense, têm relações oficiais bilaterais com o Estado hebreu.

"Nossa cooperação frutífera com os países árabes é em geral secreta, mas estou convencido de que as relações con eles continuarão amadurecendo e que isso permitirá ampliar o círculo de paz", disse Netanyahu em um discurso de comemoração pelo 44; aniversário da morte do fundador do Estado de Israel, David Ben Gourion.

Na semana passada, em uma pouco habitual entrevista a um veículo de mídia árabe, o chefe de Estado-Maior israelense Gadi Eisenkot disse que Israel estava disposto a cooperar e a trocar informação com a Arábia Saudita "para enfrentar o Irã".

Essas declarações alimentaram as especulações sobre uma possível aliança entre Israel e Arábia Saudita contra Irã e seu aliado, o Hezbollah libanês, outro inimigo de Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação