Mundo

Ex-ministro russo da Economia é condenado por corrupção

A pena será anunciada ainda hoje. A Procuradoria pediu dez anos de prisão

Agência France-Presse
postado em 15/12/2017 08:34
A justiça russa declarou nesta sexta-feira (15/12) culpado de corrupção o ex-ministro da Economia Alexei Uliukayev ao final de um julgamento que o réu declarou ter sido orquestrado por pessoas ligadas ao presidente Vladimir Putin.

A promotoria pediu dez anos de prisão em regime severo e uma multa de 8,5 milhões de dólares.

Ministro da Economia de 2013 a 2016, Uliukayev, de 61 anos, é acusado de ter exigido uma propina de dois milhões de dólares ao presidente da petroleira russa Rosneft, Igor Sachin, um nome ligao a Putin, em troca de autorização para comprar ações do Estado na produtora petroleira Bachneft.

A prisão de Uliukayev em novembro de 2016 teve grande repercussão no país, pois trata-se do dirigente governamental de maior escalão detido e julgado na Rússia desde a chegada ao poder de Putin há 18 anos.

Segundo os investigadores, Uliukayev foi surpreendido em flagrante delito quando estava recebendo um suborno da da parte de Igor Sachin. Segundo o ex-ministro, ele achava que a bolsa que deram a ele - e que pesava 22 kg - continha apenas garrafas de vinho de luxo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação