Mundo

Após 'surto de grávidas', app de controle de fertilidade é investigado

A empresa por trás do aplicativo se defendeu dizendo que nenhum método contraceptivo "é 100% eficaz

Diário de Pernambuco
postado em 16/01/2018 08:30
Resultados foram informados para a Agência de Produtos Médicos, uma espécie de ''Anvisa'' do país sueco
Um aplicativo para controle de fertilidade chamado Natural Cycles está sob investigação na Suécia. O motivo: 37 mulheres que controlavam seu ciclo menstrual pelo programa ficaram grávidas nos últimos quatro meses de 2017.

A proposta do app é escanear a temperatura corporal das mulheres durante o ciclo menstrual, indicando quando seria "seguro" fazer sexo sem o uso de métodos contraceptivos. Funciona, portanto, como uma espécie de "tabelinha digital". Porém, não exclui a necessidade de uso de outros métodos de proteção, como a camisinha.

Os casos vieram à tona devido a um estudo feito pelo hospital S;dersjukhuset, de Estocolmo, com 668 mulheres que procuraram o local para abortos entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Os resultados foram informados para a Agência de Produtos Médicos, uma espécie de ;;Anvisa;; do país sueco.

A empresa responsável pelo Natural Cycles se defendeu dizendo que nenhum método contraceptivo "é 100% eficaz" e que todos eles têm na gravidez indesejada "um risco". Um estudo promovido pela companhia mostra que o aplicativo seria mais eficiente do que pílulas anticoncepcionais quando usado corretamente.

No início do ano passado, o Natural Cycles foi o primeiro aplicativo aprovado como método contraceptivo, o que aconteceu na Alemanha. Já no final do ano, a empresa responsável recebeu um aporte de US$ 30 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação