Politica

José Alencar tem alta após receber transfusão de sangue em São Paulo

Patrícia Aranha
postado em 19/09/2009 11:36

O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu alta na manhã desta quinta-feira do hospital SírioLibanês, em São Paulo, onde havia sido internado na noite de quinta-feira, com baixo níveis de hemoglobina, plaquetas e glóbulos brancos. A redução dos elementos de defesa do sangue conhecida como pancitopenia foi causada, segundo a equipe médica, pelo tratamento de quimioterapia utilizado para combater o câncer no abdome. Os níveis voltaram ao normal, depois que Alencar recebeu duas bolsas de transfusão de sangue. Amanhã, ele volta ao hospital para fazer novos exames que avaliarão as condições para a retomada das sessões de quimioterapia na terça-feira. Bem disposto, cinco horas depois da alta, Alencar fez uma reunião com assessores em seu apartamento em São Paulo, localizado nas proximidades do hospital.

Na saída do SírioLibanês, o vice-presidente demonstrou confiança no tratamento. "Estou animado. Ainda que a quimioterapia seja um tratamento clássico, não revolucionário, comum. Nós estamos com muita esperança. Se aqueles tratamentos revolucionários não deram certo, vamos voltar ao convencional e o convencional vai dar certo", disse.

No fim de agosto, Alencar interrompeu o tratamento com medicação experimental a que estava se submetendo desde maio, num dos centros mais avançados em oncologia, o M. D. Anderson, em Houston, no Texas (Estados Unidos), depois que exames comprovaram que os tumores voltaram a crescer. O vice-presidente luta há 12 anos contra o câncer e já se submeteu a 15 cirurgias.

; Leia mais na edição deste domingo do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação