Politica

Álvaro Dias critica na CCJ indicação de Toffoli ao STF

postado em 23/09/2009 12:55
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado analisa parecer sobre a indicação do advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Durante a reunião, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) fez duras críticas à indicação.

;Não posso aplaudir a indicação do presidente", disse. ;Ele pode ser um bom advogado para o presidente, para o PT, para qualquer um de nós. Mas ele não é o melhor para ocupar a função de ministro do STF, que não pode ser visto como um cabide para os que eventualmente ocupam um cargo;, completou.

[SAIBAMAIS]Dias também afirmou que Toffoli não tem ;notório saber jurídico e reputação ilibada;, exigidos pela Constituição para a ocupação da vaga de ministro do STF. Lembrou que ele foi reprovado em dois concursos para juiz de primeira instância e disse que o fato de ter sido advogado do PT nas campanhas eleitorais e no julgamento do caso mensalão no STF compromete a indicação. ;A reputação ilibada não estaria comprometida por ele ter defendido o governo Lula no mensalão?; perguntou.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) saiu em defesa de Toffoli. Disse que a atuação dele frente à AGU foi importante para que a União ganhasse causas polêmicas, como a do crédito-prêmio do IPI. ;O governo estava derrotado em outras instâncias e ele protegeu o estado brasileiro de uma perda fiscal monumental;, disse.

Mercadante ainda leu declaração do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, em que apoia a indicação. ;Independente de títulos acadêmicos ou obras publicadas, o exercício continuado da advocacia pode sim conceder notório saber jurídico;, disse. ;Notório saber jurídico pode ser a experiência concreta de vida à frente de causas complexas;.

O senador ainda lembrou de autoridades como o ministro Nelson Jobim, que também tinha uma militância política quando foi indicado para ministro do STF. ;Ele sempre foi um militante histórico do PMDB e foi um grande ministro do STF;, comentou.

Um pedido de vista adia a discussão para semana que vem. No dia 30, Toffoli será sabatinado pela CCJ e sua indicação passará por votação secreta na Comissão. Depois, passará pelo crivo do plenário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação