Politica

Aprovado para o STF, Toffoli diz que será juiz da nação brasileira

postado em 30/09/2009 18:09

Por 20 votos a 3, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a indicação do advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A matéria agora vai a plenário.

Em resposta ao senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), José Antônio Dias Toffoli afirmou que será juiz da nação brasileira e da Constituição:

- Não existirá mais partido político e nenhum tipo de vínculo partidário - garantiu.

Azeredo indagou a Toffoli também sobre a questão do índice de produtividade rural, que indica se a propriedade é ou não produtiva e que está em discussão no Senado. O indicado a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) disse que conhece bem as dificuldades pelas quais o setor rural passa, por sua origem, e que essa questão deve ser bem discutida, porque muitas vezes o produtor rural está numa situação de não poder investir e de não alcançar o que deseja.

Também fizeram perguntas a Toffoli os senadores Gilvam Borges (PMDB-AP) - sobre a atuação do indicado nos meios acadêmico e jurídico - e João Pedro (PT-AM) - que apresentou manifestações favoráveis ao nome do advogado-geral da União para o STF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação