Politica

Senhora, nem pensar. Agora, é "companheira"

postado em 08/11/2009 18:12
No discurso mais longo feito desde que foi lançada como pré-candidata à Presidência da República, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, falou ontem por cerca de 40 minutos sobre projetos para 2010 e atacou a oposição. O palco foi o encontro nacional de prefeitos do PT, em Guarulhos (SP). Ao entrar no local do evento, Dilma foi aplaudida de pé e ovacionada pelos participantes com gritos de ;olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma;, em alusão ao coro usado nas campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma minimizou o tom de campanha dizendo, em entrevista coletiva, que o encontro tratava de assuntos políticos, mas voltou a atacar a oposição. ;Eles acham que são astutos ao querer dividir a base aliada. Mas, na verdade, são patéticos e desconexos;, ressaltou. Na sexta-feira à noite, a ministra-candidata já havia repetido esse discurso no encontro nacional do PCdoB, também em São Paulo.

Ao falar abertamente sobre eleição, Dilma disse que, em 2010, haverá um confronto entre o PSDB e o PT. ;O que se joga no ano que vem é o confronto de dois ;Brasis;, um que terminou em 2002 e o que o termina em 2010. Decididamente, aqueles que vão fazer o Brasil avançar não serão os que imobilizaram o país no modelo neoliberal por tantos anos;, discursou a ministra.

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, classificou o ato de ontem como ;pré-campanha;. ;A articulação política já começou, senhor ;Fracassando; Henrique Cardoso;, satirizou. A direção nacional do PT orientou os prefeitos a não chamarem Dilma de senhora. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi o primeiro a esquecer a recomendação. ;Senhora é a sua vovozinha;, rebateu Dilma. A partir de agora, a ministra-candidata quer ser chamada de ;companheira;.

Embora Dilma frise que não está fazendo campanha, os militantes do PT aproveitaram para distribuir no encontro em que a ministra foi a estrela um livreto intitulado Arrocho, descaso e má gestão. A capa tem as cores do PDSB e uma ilustração em que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece com olhos vermelhos. No mesmo livro, outra figura mostra o tucano com uma palmatória na mão e cinco funcionários da Educação machucados, como se tivessem levado uma surra de Serra. ;Aprenderam a lição?;, questiona o personagem que representa o governador.

Maracujina
O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante, defende que Dilma deixe a Casa Civil o quanto antes para se dedicar integralmente ao projeto de 2010 e sugeriu aos tucanos que tomem maracujina para se manterem calmos. ;Eles andam muito nervosos. Devem ter motivos para ter medo. Posso dizer que as coisas vão piorar porque vamos eleger Dilma no ano que vem;, ressaltou o senador.

Mercadante prevê que o grande salto na campanha de Dilma vai ocorrer quando Lula começar a fazer comícios para se despedir da população. ;Nesse momento, haverá muita emoção, porque o povo sentirá um vazio muito grande. E o povo vai perceber que, para preencher esse vazio, só mesmo a Dilma;, comentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação