Politica

Anastasia, o principal beneficiário de Aécio

Enquanto não define o futuro, governador de Minas vitamina a candidatura de seu vice

postado em 19/12/2009 08:19
Thiago Herdy
Luiz Ribeiro


Anastasia quer fortalecer conexão com Aécio para ter chance em MinasO anúncio da desistência da pré-candidatura do governador Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República tem um beneficiário direto, que a partir de hoje começará a colher os frutos da decisão: o vice-governador Antônio Augusto Anastasia, que poderá ter a candidatura ao governo do estado turbinada pela companhia de Aécio em suas viagens pelo estado. Ainda sem deixar claro se seguirá como candidato ao Senado ou se o projeto à Presidência está, de fato, sepultado, Aécio começa uma nova etapa de sua estratégia para 2010. Na companhia do vice-governador e aliado, inaugura hoje à tarde obras em municípios do norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

A escolha das cidades a serem visitadas tem relação direta com a decisão anunciada durante a semana: Aécio viaja a Setubinha, no Vale do Jequitinhonha, para celebrar a inauguração de 44 quilômetros de asfalto até Novo Cruzeiro, município marcado como ponto de partida de suas primeiras campanhas políticas, quando foi candidato a deputado federal. ;Em Novo Cruzeiro tive logo na minha primeira eleição para deputado um apoio fundamental. A partir daqui, construí apoios em toda a região;, disse o governador em 2006, durante a inauguração de obras na cidade, naquele que ficou marcado como um dos primeiros atos da campanha à reeleição para o governo de Minas. A região também era o principal reduto político do pai do governador, o deputado Aécio Ferreira da Cunha.

Além de Setubinha, Aécio e Anastasia visitam ainda Bonito de Minas, no Norte de Minas, para inaugurar obras de asfaltamento e iluminação. Funcionários da prefeitura de Setubinha disseram que a visita havia sido inicialmente marcada para sexta-feira, no início desta semana, quando Aécio já realizava as primeiras costuras de seu anúncio. Mas, na quarta, às vésperas do pronunciamento de desistência à pré-candidatura à Presidência, a equipe do governador passou o evento para sábado. O prefeito de Bonito de Minas, Raimundo Viana (PR), disse aguardar o governador, sem acreditar no anúncio de quinta-feira. ;Sabemos que foi ;mineirice;. No fundo, foi um recuo temporário;, arriscou.

Ontem, Aécio se recusou pela segunda vez a responder perguntas da imprensa sobre qual será o seu destino político e o verdadeiro significado do anúncio de quinta. Durante a assinatura de um comunicado conjunto do governo de Minas e a empresa fabricante de aeronaves Helibras, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o governador falou sobre o assunto brevemente. ;Tenho certeza de que (quando estiver) fora do nosso estado, no futuro, apenas Deus sabe o que o destino nos reserva.;

Prazo
No discurso, Aécio disse também que será governador apenas por mais três meses e alguns dias, em referência ao prazo de desincompatibilização do cargo para ser candidato em 2010, previsto pela legislação eleitoral. Logo depois do encontro, chamou um de seus principais aliados presentes no encontro, o presidente da Fiemg, Robson Andrade, para uma conversa privada em uma sala do palácio. Quinze minutos depois, Robson saiu sem saber dizer, ao certo, se o sonho de Aécio alcançar a Presidência está ou não sepultado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação