Politica

Redes sociais em ebulição

No Twitter e no Orkut, internautas fomentam o debate e se dividem entre críticas e elogios ao filme sobre Lula. Possível apropriação eleitoral da produção de Fábio Barreto também está no cardápio

postado em 02/01/2010 09:16
Tem opinião para todos os gostos. No espaço democrático da internet, usuários do Twitter, o microblog que virou febre no país, não medem palavras para dizer o que acharam de Lula, o filho do Brasil, lançado ontem em rede nacional. Há declarações entusiasmadas, como as de Ana Lúcia, internauta do Rio de Janeiro: "Amei o filme, é lindo! Recomendo". Luciano Pires, twitteiro engajado politicamente, aborda a maior polêmica que tem embalado a produção. Num post raivoso, desabafa: "O ano começa com a propaganda eleitoral ilegal do filme-propaganda do Lula. 2010: ilegalidade já", destacou. No melhor estilo "não vi e não gostei", uma internauta denominada Mi Faria apela, em tom de brincadeira: "Só vou assistir ao filme do Lula se ele morrer no final".

Uma usuária do Twitter que mora na Bahia conta, em um post, que dentro da sala de cinema onde estava muitas pessoas choraram e houve aplausos ao fim da exibição. Assinando como FMaia, um internauta tenta acabar com a polêmica: "Não ligue para críticos chatos, o filme do Lula é bom, sim%", escreveu. Elessandro, em outro recado, mostra-se surpreso: "E não é que a trilha sonora do filme do Lula me agradou?". Em uma pesquisa rápida no Twitter com as palavras-chave "Lula" e "filme", a velocidade com que os comentários são postados é impressionante. Gente escrevendo que está entrando no cinema. Pessoas perguntando a outros twitteiros se vale a pena assistir.

Difícil é se basear nas mensagens do microblog para decidir entrar ou não na sala de cinema. Monique Gentz, de São Paulo, por exemplo, postou: "Eu acabei de ver o filme Lula, o filho do Brasil, e continuo não gostando do Lula". Logo acima do comentário de Monique, mensagem de outro twitteiro cravava: "Acabei de voltar do cinema. Lula, o filho do Brasil é excelente filme. Uma lição de vida para qualquer brasileiro".

Apesar de os recados serem quase sempre sobre o gosto pessoal de quem escreve, se gostou ou não da fita, vez por outra alguém menciona a fita como estratégia eleitoreira. Júlio Trindade, do Rio de Janeiro, afirma: "Acabei de ver o filme do Lula. É uma super mitificação do já mito Lula. E em ano eleitoral é realmente perigoso", diz. No Orkut, há pelo menos 20 comunidades sobre o filme, algumas criadas apenas para ridicularizar a fita ou fazer campanha contrária, do tipo "Não assista".

O ano começa com a propaganda eleitoral ilegal do filme-propaganda do Lula. 2010: ilegalidade já -
Luciano Pires, pelo Twitter

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