Politica

Cabral diz que Senado tem o papel de preservar o princípio federativo ao analisar emenda Ibsen

postado em 16/03/2010 16:42

Rio de Janeiro ; O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse hoje (16) que o Senado terá ;a oportunidade didática; de mostrar seu papel na estrutura legislativa durante as discussões da emenda Ibsen, que altera a distribuição de royalties do petróleo e retira recursos do estado.

;O princípio federativo foi desrespeitado naquela noite [na última quarta-feira (10) da aprovação da emenda na Câmara] e o Senado tem exatamente esse papel de preservar o princípio federativo. E é uma Casa de revisão;, afirmou Cabral, que já exerceu mandato de senador.

O governador, que aposta na inconstitucionalidade da emenda como justificativa para sua alteração no Senado, contou que o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), teria acenado nesse sentido reconhecendo que ;qualquer avanço sobre o licitado [em relação às áreas de petróleo do pós-sal] é um absurdo;. O senador falou com Cabral, por telefone, hoje de manhã.

Perguntado sobre o posicionamento de outros estados produtores de petróleo na questão, como São paulo, Cabral disse que não vai entrar ;na fulanização;. ;Acho que estamos debatendo algo maior que a fulanização. Se a, b ou c estão contra ou estão em cima do muro, ou a favor, isso não tem a menor importância.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação