Politica

PT reafirma candidatura

postado em 17/04/2010 09:56
O PT de Minas Gerais reagiu ontem ao acordo firmado na madrugada de quinta-feira pelas cúpulas nacionais petista e peemedebista para os dois partidos lançarem candidato único ao governo de Minas Gerais. O presidente do PT mineiro, Reginaldo Lopes, e os dois pré-candidatos ao Palácio da Liberdade, o ex-ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito Fernando Pimentel, negaram ontem que haja qualquer definição, informaram que vão às prévias partidárias e não aceitarão decisões impostas nacionalmente. Também negaram que 9 de maio seja o prazo-limite de uma decisão. O partido no estado vai brigar pela cabeça de chapa. A direção nacional petista evita a palavra intervenção, mas é certo que se não houver acordo, haverá uma interferência para evitar o racha da base aliada em Minas.

Lopes (E) negou que 9 de maio seja o prazo-limite para uma decisãoO presidente do PT de Minas, Reginaldo Lopes, se disse surpreendido com as declarações do líder do governo, Cândido Vaccarezza, de que em 9 de maio PT e PMDB anunciarão o nome que lançarão juntos ao Palácio da Liberdade. Lopes também respondeu ao senador Hélio Costa, pré-candidato do PMDB ao governo, que na quinta-feira voltou a ameaçar os petistas com a possibilidade de tomar outro rumo. Na ocasião, o ex-ministro chegou a dizer que Minas tem maioria para decidir sobre a aliança nacional com o PT em torno da pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, e que este poder de fogo seria usado se o acordo mineiro não sair. ;Lamento que essa seja a postura do PMDB, porque para mim só existe um critério para continuar conversando com o PMDB de Minas com o apoio total à ministra Dilma. Se alguém tem dúvida de identidade, para mim está encerrada a discussão;, afirmou.

O dirigente do PT disse que nenhum partido vai impor prazos e informou ainda que apresentará a tese do palanque duplo para votação dos delegados. Para Lopes, a pressão de Costa por uma definição está dificultando o processo. ;Nosso prazo é o da Justiça Eleitoral. Temos até 30 de junho para resolver nossa aliança com o PMDB;, disse.

O ex-prefeito Fernando Pimentel chamou de ;boataria; o acordo entre PT e PMDB que teria sido fechado nacionalmente. ;O que tem de certo é que queremos mesmo uma chapa só e forte. Mas ainda não tem nomes;, disse, no Twitter. Pimentel acrescentou ainda que os petistas brigarão pela cabeça de chapa. ;Vamos fazer a prévia no PT em 2 de maio para escolhermos o nome que vai entrar na negociação com o PMDB e, claro, vamos pedir a vaga do governo;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação