Politica

Tucano segue na frente

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra o pré-candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) com 36% das intenções de voto e Dilma Rousseff, do PT, com 29%. O tucano está sete pontos percentuais

postado em 22/04/2010 08:26
Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra o pré-candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) com 36% das intenções de voto e Dilma Rousseff, do PT, com 29%. O tucano está sete pontos percentuais à frente da ex-ministra da Casa Civil. No último levantamento, a diferença era de apenas cinco pontos.

O estudo, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo, revela ainda o pré-candidato do PSB, o deputado federal Ciro Gomes (CE) com 8% e a senadora Marina Silva, do PV-AC, com o mesmo percentual. As entrevistas foram feitas entre 13 e 18 de abril. Em um possível segundo turno, Serra venceria com 46% dos votos. Nesse cenário, Dilma Rousseff teria 37%.

Quando a pesquisa questionou o item espontaneidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece em primeiro lugar no levantamento quando feita a pergunta ;se a eleição fosse hoje, em que candidato você votaria?;. Lula tem 16% das intenções, seguido de perto por Dilma, com 15%, e Serra, com 14%. Ciro, Marina Silva e Aécio Neves (PSDB) aparecem com 1%.

Rejeição
A maior taxa de rejeição dos candidatos pelo eleitorado é de Ciro Gomes, com 48%. Marina Silva soma 43%; enquanto Dilma Rousseff fica com 34%; e José Serra, 32%.

Os pesquisadores ouviram 2.002 entrevistados em 141 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o de número 9070/2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação