Politica

Alencar passa por cirurgia

Vice-presidente foi submetido ontem a uma angioplastia com colocação de stent, procedimento para desobstruir artérias do coração

Daniela Almeida
postado em 12/07/2010 08:56
O vice-presidente José Alencar (PR), que luta há 13 anos contra um câncer no abdome, enfrentou mais um episódio na batalha por sua saúde. Internado desde quarta-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ele passou ontem por uma angioplastia ; cirurgia para desobstrução de artérias ; com colocação de stent, espécie de aparelho que alarga a veia (veja arte).

O procedimento foi necessário depois que um exame de cateterismo detectou uma ;obstrução grave na artéria descendente anterior;, conforme boletim médico divulgado pelo hospital. O problema implicava riscos de infarto. Segundo a assessoria de imprensa do vice-presidente, até o início da noite de ontem ele passava bem. Informações da assessoria do Sírio-Libanês apontavam que não havia previsão de alta de Alencar.

Na quarta-feira, Alencar chegou a ser liberado depois de uma sessão regular de quimioterapia, parte do tratamento travado há anos contra o câncer, mas voltou ao hospital com um quadro de crise hipertensiva. ;Ele teve uma falta de ar importante no hospital, que nos chamou atenção;, relatou o cardiologista Roberto Kalil Filho, um dos coordenadores da equipe médica que acompanha o vice-presidente.

Depois de exames iniciais, os médicos decidiram pela realização do cateterismo, feito na manhã de ontem. Kalil informou à imprensa que, com a colocação do stent, não serão necessários cuidados especiais, além daqueles já inclusos na rotina de Alencar há cinco anos. Segundo o médico, o vice-presidente já tem um stent em outra área do coração. Ele explicou que o procedimento reduz o risco de ataque cardíaco. ;Qualquer pessoa que tenha uma obstrução grave numa artéria corre o risco de ter um infarto.;

Alencar já passou por mais de 15 cirurgias desde que iniciou a luta contra o câncer, há 13 anos. O cardiologista da equipe médica explicou que os procedimentos adotados ontem foram resultado de uma ;conduta clássica; e não tiveram influência da quimioterapia ou dos tumores. Segundo o oncologista que acompanha o vice-presidente, Paulo Hoff, a colocação do stent não muda o tratamento da doença, que estaria sob controle. De acordo com o médico, os tumores no abdome estão ;consideravelmente menores; em relação ao início do tratamento.

Visitas
Durante o fim de semana, Alencar recebeu as visitas do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que assistiu com o vice-presidente o primeiro tempo da partida entre Uruguai e Alemanha pela Copa do Mundo, e do senador Romeu Tuma (PTB-SP). Em uma demonstração de seu habitual bom humor, segundo Tuma, Alencar teria dito à esposa, Mariza, que queria comer um leitão à pururuca quando saísse, cardápio desaconselhado pelos médicos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no sábado decidiu antecipar o retorno da viagem à África para acompanhar a saúde do vice e os desdobramentos das enchentes no Nordeste, assistiu ontem, ao lado de Alencar, alguns instantes da final da Copa do Mundo. O presidente chegou ao Sírio-Libanês por volta das 17h40 e deixou o hospital meia hora depois.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação