Politica

Lula destaca produção de alimentos e de plantas usadas pelas indústria

postado em 14/10/2010 20:59
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (14), em Belém, que o Brasil é o país com maiores condições no mundo de produzir alimentos e plantas que podem ser usadas pelas indústrias química e de cosmético. Durante a durante a 2; reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Palma de Óleo, Lula ressaltou que o Brasil tem explorado o potencial econômico da Amazônia, mas, ao mesmo tempo, preocupa-se com a proteção da floresta.

;O dado concreto é que não tem no mundo nenhum país com condições de competir com Brasil, tanto em área agricultável, quanto em água, quanto em sol. Portanto, na produção da fotossíntese necessária para produzir o que nós quisermos não há ninguém que consiga competir com o Brasil;, discursou Lula.

;A novidade é que o Brasil consegue apresentar um programa que até concede empréstimos diferenciados para aquelas pessoas que queiram investir na recuperação de áreas degradadas, mostrando ao mundo que não estamos apenas diminuindo o desmatamento da Amazônia, mas estamos contribuindo para a plantação de novas árvores para sequestrar o carbono que os outros países estão jogando na atmosfera;, disse o presidente.

Lula afirmou que o Brasil precisa se preocupar com a preservação do meio ambiente na sua cadeia de produção para evitar que seus concorrentes tenham argumento para criticar os produtos feitos pelo país. ;Quando você não é ninguém, ninguém nota você. Agora, quando você começa a ser importante em uma atividade econômica, você começa a ver uns inimigos começarem a te torpedear, tentar criar uma imagem negativa do produto.;

;Não tenho duvidas de que logo, logo vai ter gente dizendo que estamos invadindo a Amazônia, plantando em lugares que não poderia plantar, que temos trabalho escravo no Brasil, trabalho infantil. Logo, logo eles vão começar a dizer que nós não poderíamos existir nesse mercado de óleo de palma;, afirmou Lula.

Durante a reunião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou o início da produção de sementes híbridas de dendê, espécie desenvolvida a partir do cruzamento entre o dendezeiro (palma de óleo) de origem africana e o originário da região amazônica, o caiaué.

Denominada BRS Manicoré, de acordo com a Embrapa, a nova semente possui características específicas, como maior resistência à ação de insetos e alta capacidade produtiva, o que a torna mais vantajosa tanto para uso na agricultura familiar quanto para utilização na produção de biodiesel e na indústria alimentícia.

Ainda segundo a Embrapa, o óleo extraído do fruto da palma é o mais utilizado pela indústria de alimentos em todo o mundo, por ser o melhor substituto para gordura trans, e rico em vitamina A e E. Também está presente nos produtos de higiene e limpeza, lubrificantes e na produção de biocombustível. Devido a essa grande variedade de utilização, o consumo mundial do óleo de palma passou de 17 milhões para 45 milhões de toneladas entre 1998 e 2009.

Lula classificou a nova semente híbrida de extraordinária e em tom de brincadeira pediu aos técnicos da Embrapa que produzissem uma espécie com árvores mais baixas para que ele mesmo possa colher a semente do dendê.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação